Com o sucesso das suas tarefas correspondentes ao marketing de conteúdo, algumas pessoas são conquistadas e deixam de ser meras visitantes para se transformarem em leads. É nesse momento que sua empresa deve usar certas técnicas de vendas e abordagem.
Entender que a pessoa está interessada pelos seus produtos e serviços, e que ela demonstrou isso de forma espontânea, é o primeiro passo que poderá ser dado na implantação de boas práticas que facilitarão o processo de conversão de vendas.
Nos tópicos a seguir, mostraremos alguns cuidados que você precisa ter ao analisar esses interessados e também outras informações importantes a respeito desse tema. Continue conosco até o final e tenha um ótimo aprendizado!
A diferença entre as leads
Existem as leads que são conquistadas por meio das estratégias do Inbound Marketing e aquelas pessoas que demonstram interesse pela sua marca depois de terem visto alguma propaganda sua na TV, ou foram frutos da visita de um vendedor que tinha o intuito de fazer prospecção.
É preciso entender que o relacionamento que se tem com um lead, adquirido com a ajuda dos meios digitais, é diferente do que é feito com os contatos que a empresa conseguiu com recursos do Outbound, pois, há todo um fluxo de nutrição que precisa ser seguido a fim de convertê-los de maneira mais fácil.
O conceito de lead scoring
É por meio do lead scoring que a integração do departamento de marketing com o setor de vendas acontece. Esse recurso é uma forma de classificar um cliente em potencial baseado em uma pontuação determinada por alguns parâmetros estabelecidos.
A partir do momento em que as características do lead se assemelharem com as informações criadas pela sua persona, e a pessoa já demonstrar interesse pelo que sua marca produz (download de e-book, preenchimento de formulários, etc.), os vendedores poderão aplicar as técnicas de vendas e abordagem.
As principais técnicas de vendas e abordagem
Veja abaixo quatro técnicas que ajudarão na conversão e que facilitam o interesse do seu lead em fazer um pedido de orçamento.
1. Aposte no vendarketing
Com ele é possível alinhar melhores formas de abordagem e o aperfeiçoamento dos conteúdos compartilhados. Aposte em reuniões semanais e treinamentos com base em marketing digital para que as estratégias fiquem bem mais eficientes.
2. Melhore seus processos
É importante sempre buscar melhores resultados para surpreender cada vez mais seus leads. Logo, aposte na análise de dados e em métricas que ajudarão a apresentar os principais indicadores de sucesso das ações feitas.
3. Interaja em momentos pertinentes
O fluxo de nutrição é o momento de educar o lead, ao enviar materiais ricos, e interagir com ele sobre o que o interessa. Logo, use essas ocasiões para colher informações importantes que o aproxime do processo de decisão de compra. Tais como feedbacks, esclarecimento de dúvidas e sugestões que eles fazem.
4. Mantenha a postura de facilitador
A partir do momento que o lead enxerga sua empresa como facilitadora, o contato com ele fica mais sólido e o lead cria a confiança necessária para que sua marca resolva o problema dele. Logo, mantenha essa postura e sempre seja empático em todo contato que tiver.
Como você percebeu, ao longo deste artigo, as técnicas de vendas e abordagem são imprescindíveis, e o seu negócio tem muito a ganhar ao implantá-las nos seus processos de conversão de leads. Logo, comece a colocá-las em prática e aumente seu número de clientes.