A sua empresa é de pequeno, médio ou grande porte?
Seja qual for o tamanho, certamente você já sabe que o Marketing é uma opção barata e otimizada, acessível a todas as marcas.
Com o avanço da tecnologia, toda a área de Marketing sofreu mudanças profundas, que possibilitaram a divulgação de serviços e/ou produtos com mais facilidade.
Por exemplo, para anunciar serviços e/ou produtos, não é mais necessário o apoio de um departamento de vendas para encontrar os melhores sites. Essa não é mais uma preocupação das empresas atualmente.
Com a entrada do marketing digital em cena, nos últimos anos, o investimento muda de perfil. Porque, com o marketing digital, é possível explorar meios virtuais de divulgação, que possuem poder de alcance, interação e engajamento bem maiores do que antes.
Para acessar o público e conquistá-lo, ampliando suas oportunidades de negócio, porém, é necessário, primeiramente, elaborar um plano de marketing capaz de traçar as métricas para que as ações sejam desempenhadas com eficiência.
Como elaborar o seu plano?
Veja a seguir um passo a passo que pode ajudá-lo na construção desse plano.
Plano de marketing: o que é?
Plano de marketing é uma forma de gerenciar um negócio que busque se manter ativo em seu segmento de atuação.
Esse plano de marketing deve ser elaborado para responder ao seguinte questionamento: “Como posso divulgar o meu serviço – ou produto?”. Seja qual for o motivo pelo qual o planejamento foi pensado, atua como um mapa.
Por meio desse mapeamento – ou seja, do plano de marketing -, é possível traçar estratégias de marketing competitivas e inteligências para divulgar os seus produtos e/ou serviços e/ou a sua marca.
Com estratégia, também é possível bater metas com facilidade, criando um ambiente favorável em termos de produtividade e crescimento para o seu negócio.
Por ter um plano de marketing é importante
Por falar em metas, é importante destacar que você deve traçar o seu plano de marketing com base em ações que precisam de investimento para atingir seus objetivos.
Portanto, se a sua meta é encontrar os melhores sites para anunciar seus produtos e/ou serviços, deve usar como estratégia a descoberta de marcas do segmento que fazem a divulgação de produtos em marketplaces.
Nesse contexto, o plano de marketing tem por objetivo elaborar campanhas a ser inseridas e os meios virtuais mais adequados para fazer a divulgação. Ao partir para a ação, o foco deve ser em nutrir seus contatos com as campanhas publicadas.
Ter um plano bem estruturado, portanto, é a base para direcionar os colaboradores da sua empresa a fim de que realizem o seu trabalho da forma mais produtiva possível.
Assim, o resultado esperado de um plano de marketing bem elaborado é que todas as pessoas que trabalham no seu negócio possam se sentir inspiradas e se manter comprometidos com a marca.
6 passos para criar um plano de marketing
- Determine os objetivos do seu plano de marketing
Defina claramente os objetivos de marketing do seu negócio, que podem ser desde se tornar autoridade em relação à concorrência até aumentar o número de visitantes do blog/site da empresa.
Outros objetivos comuns são:
- Localizar meios baratos e efetivos de divulgação na Internet
- Ter a marca presente nos melhores sites para anunciar os serviços e/ou produtos
Tendo objetivos claros, é possível estabelecer um direcionamento ao qual os colaboradores se dedicarão para alcançar as metas do seu negócio.
- Saiba qual é o seu público-alvo
O passo 2 da elaboração de um plano de marketing é conhecer o perfil dos seus compradores.
Reúna o maior número possível de detalhes (idade, profissão, sexo, estado civil, renda, preferências, hábitos, necessidades etc). Assim, poderá entender para quem e, portanto, em quais sites, sua empresa deverá divulgar e anunciar os produtos.
- Determine a jornada de compra do consumidor
Para fechar contrato ou comprar produtos/serviços, todas as pessoas passam por etapas.
O plano de marketing deve colher essas informações a respeito da jornada, criando estratégias que atendam as demandas de cada etapa do processo.
Assim, a sua empresa poderá proporcionar um atendimento personalizado para o potencial cliente, mostrando valor e credibilidade que tem no mercado.
- Siga os 4 Ps do Marketing
Conhecido também como Mix de Marketing, os 4Ps são:
- Produto: quais são os produtos e/ou serviços da sua empresa?
- Preço: quanto custa o seu produto ou serviço?
- Praça: onde o seu público busca a solução pros problemas?
- Promoção: como você vai atrair os clientes?
Trabalhe em cima de cada uma das etapas desse processo de divulgação dos produtos e/ou serviços, pois isso vai aumentar sua credibilidade diante da concorrência, bem como suas chances de sucesso.
- Elabore um plano de ação
Todas as ações do seu plano devem ser baseadas nos 4Ps do Marketing, mencionados anteriormente.
Com essa perspectiva, faça uma lista com pelo menos 5 ações de marketing para colocar em prática suas metas e seus objetivos.
- Defina as métricas e administre o orçamento
Para se destacar, é importante saber quanto investir nas ações. Nesse sentido, estipule um orçamento para garantir que os gastos não serão extrapolados e que não vão trazer prejuízo ao seu negócio.
Lembre-se que é importante ter prazo para realizar as ações. Na hora de controlar e avaliar resultados, para facilitar, tenha anotado tudo o que for possível, norteado por estratégia.
A MKTmind oferece soluções que otimizarão os resultados da sua empresa. Entre em contato com a gente e fale ainda hoje com um de nossos consultores.
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