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6 passos para criar um plano de marketing para a sua empresa

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A sua empresa é de pequeno, médio ou grande porte?

Seja qual for o tamanho, certamente você já sabe que o Marketing é uma opção barata e otimizada, acessível a todas as marcas.

Com o avanço da tecnologia, toda a área de Marketing sofreu mudanças profundas, que possibilitaram a divulgação de serviços e/ou produtos com mais facilidade.

Por exemplo, para anunciar serviços e/ou produtos, não é mais necessário o apoio de um departamento de vendas para encontrar os melhores sites. Essa não é mais uma preocupação das empresas atualmente.

Com a entrada do marketing digital em cena, nos últimos anos, o investimento muda de perfil. Porque, com o marketing digital, é possível explorar meios virtuais de divulgação, que possuem poder de alcance, interação e engajamento bem maiores do que antes.

Para acessar o público e conquistá-lo, ampliando suas oportunidades de negócio, porém, é necessário, primeiramente, elaborar um plano de marketing capaz de traçar as métricas para que as ações sejam desempenhadas com eficiência.

Como elaborar o seu plano?

Veja a seguir um passo a passo que pode ajudá-lo na construção desse plano.

Plano de marketing: o que é?

Plano de marketing é uma forma de gerenciar um negócio que busque se manter ativo em seu segmento de atuação.

Esse plano de marketing deve ser elaborado para responder ao seguinte questionamento: “Como posso divulgar o meu serviço – ou produto?”. Seja qual for o motivo pelo qual o planejamento foi pensado, atua como um mapa.

Por meio desse mapeamento – ou seja, do plano de marketing -, é possível traçar estratégias de marketing competitivas e inteligências para divulgar os seus produtos e/ou serviços e/ou a sua marca.

Com estratégia, também é possível bater metas com facilidade, criando um ambiente favorável em termos de produtividade e crescimento para o seu negócio.

Por ter um plano de marketing é importante

Por falar em metas, é importante destacar que você deve traçar o seu plano de marketing com base em ações que precisam de investimento para atingir seus objetivos.

Portanto, se a sua meta é encontrar os melhores sites para anunciar seus produtos e/ou serviços, deve usar como estratégia a descoberta de marcas do segmento que fazem a divulgação de produtos em marketplaces.

Nesse contexto, o plano de marketing tem por objetivo elaborar campanhas a ser inseridas e os meios virtuais mais adequados para fazer a divulgação. Ao partir para a ação, o foco deve ser em nutrir seus contatos com as campanhas publicadas.

Ter um plano bem estruturado, portanto, é a base para direcionar os colaboradores da sua empresa a fim de que realizem o seu trabalho da forma mais produtiva possível.

Assim, o resultado esperado de um plano de marketing bem elaborado é que todas as pessoas que trabalham no seu negócio possam se sentir inspiradas e se manter comprometidos com a marca.

6 passos para criar um plano de marketing

  1. Determine os objetivos do seu plano de marketing
    Defina claramente os objetivos de marketing do seu negócio, que podem ser desde se tornar autoridade em relação à concorrência até aumentar o número de visitantes do blog/site da empresa.

Outros objetivos comuns são:

  • Localizar meios baratos e efetivos de divulgação na Internet
  • Ter a marca presente nos melhores sites para anunciar os serviços e/ou produtos

Tendo objetivos claros, é possível estabelecer um direcionamento ao qual os colaboradores se dedicarão para alcançar as metas do seu negócio.

  1. Saiba qual é o seu público-alvo
    O passo 2 da elaboração de um plano de marketing é conhecer o perfil dos seus compradores.

Reúna o maior número possível de detalhes (idade, profissão, sexo, estado civil, renda, preferências, hábitos, necessidades etc). Assim, poderá entender para quem e, portanto, em quais sites, sua empresa deverá divulgar e anunciar os produtos.

  1. Determine a jornada de compra do consumidor
    Para fechar contrato ou comprar produtos/serviços, todas as pessoas passam por etapas.

O plano de marketing deve colher essas informações a respeito da jornada, criando estratégias que atendam as demandas de cada etapa do processo.

Assim, a sua empresa poderá proporcionar um atendimento personalizado para o potencial cliente, mostrando valor e credibilidade que tem no mercado.

  1. Siga os 4 Ps do Marketing
    Conhecido também como Mix de Marketing, os 4Ps são:
  • Produto: quais são os produtos e/ou serviços da sua empresa?
  • Preço: quanto custa o seu produto ou serviço?
  • Praça: onde o seu público busca a solução pros problemas?
  • Promoção: como você vai atrair os clientes?

Trabalhe em cima de cada uma das etapas desse processo de divulgação dos produtos e/ou serviços, pois isso vai aumentar sua credibilidade diante da concorrência, bem como suas chances de sucesso.

  1. Elabore um plano de ação
    Todas as ações do seu plano devem ser baseadas nos 4Ps do Marketing, mencionados anteriormente.

Com essa perspectiva, faça uma lista com pelo menos 5 ações de marketing para colocar em prática suas metas e seus objetivos.

  1. Defina as métricas e administre o orçamento
    Para se destacar, é importante saber quanto investir nas ações. Nesse sentido, estipule um orçamento para garantir que os gastos não serão extrapolados e que não vão trazer prejuízo ao seu negócio.

Lembre-se que é importante ter prazo para realizar as ações. Na hora de controlar e avaliar resultados, para facilitar, tenha anotado tudo o que for possível, norteado por estratégia.

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