Quais impactos da pandemia do novo coronavírus já foram sentidos por você? Consegue percebê-los claramente?
Desde março, quando a rotina dos brasileiros foi alterada por causa da Covid-19, algumas pesquisas foram realizadas para medir o comportamento e os novos hábitos dos consumidores.
Por exemplo, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) concluiu que os brasileiros aumentaram as suas compras online, passando a utilizar meios digitais de pagamentos. Tudo indica que os consumidores, de modo geral, devem continuar com esses novos hábitos.
O estudo conclui que toda crise gera oportunidades e que, portanto, empresas estruturadas para aproveitar os espaços deixados por quem não tiver fôlego para passar por este momento difícil irão crescer mais rápido.
Segundo a SBCV, as empresas que aproveitarem este momento para intensificar a transformação digital de seus negócios e mudarem suas culturas para se tornarem mais ágeis e flexíveis terão um desempenho ainda melhor.
Tal como as empresas, nós, brasileiros, também fomos afetados individualmente, não é? Passamos a estudar e trabalhar de casa, tendo que conciliar afazeres domésticos e manter hábitos saudáveis.
Mas hoje a BOOM quer tratar das mudanças e tendências, especificamente, nas empresas e escolas, que têm sido enormes.
Se antes escolas e empresas já se preparavam para transformações ligadas à tecnologia, a Covid-19 acelerou esse processo, trazendo novas tendências para o mercado.
As organizações aderiram ao home office e as escolas passaram a transmitir aulas online ao vivo, por exemplo.
Mas afinal, quais mudanças vieram de fato para ficar? Ou seja, que transformações sobreviverão ao mundo pós-pandemia do novo coronavírus?
Tendências do mundo pós-pandemia
Neste momento, muitas tendências têm surgido e se estabelecido: do home office ao ensino a distância, das reuniões aos aniversários em âmbito virtual, das ações solidárias à valorização do comércio de bairro.
Vamos conhecer as principais tendências do mundo pós-pandemia até então?
1. Infotech e conectividade
Quando o “novo normal” de fato chegar, muitos de nós vamos perceber que não precisaremos manter alguns hábitos que tínhamos.
Por exemplo, reuniões presenciais que poderiam ser feitas online ou resolvidas por e-mail passarão a de fato ser agilizadas.
A tecnologia deve estar a serviço da educação e dos negócios, adaptando-se às demandas de cada momento histórico, social e cultural.
Afinal, se é certo que a digitalização do mundo já se apresentava como uma tendência e desafio, agora ela se torna mais do que uma necessidade das organizações- e não mais pelo caráter de inovação, até então buscado, mas como uma resposta às transformações no modo de consumo dos brasileiros.
2. Educação e trabalho online
Os questionamentos e as dúvidas sobre o home office e as aulas virtuais tiveram que ficar para trás.
Sim, a transformação digital foi imposta. A pandemia do novo coronavírus obrigou a todos que se transformassem remotamente.
Naturalmente, quando a pandemia passar, as empresas deverão avaliar:
- Será necessário o colaborador ir para o escritório todos os dias?
- Será possível tornar o trabalho híbrido (online e presencial)?
- É possível flexibilizar os horários dos trabalhadores?
O grande aprendizado pós-pandemia é: quem não fez vai ter de fazer e quem já fez vai ter de incrementar as tão faladas novas tecnologias.
Do ponto de vista da educação a distância, educadores afirmam que não apenas é possível ensinar habilidades e conteúdos aos estudantes remotamente, como tirar lições que podem melhorar a educação presencial no futuro.
Transformação digital: o que é e quais as vantagens para a sua empresa.
3. Mídia digital
Daqui para frente, o uso de veículos online será ainda mais acelerado. As pessoas querem saber o que está acontecendo no mundo.
Assim, redes sociais, sites de jornais, revistas, rádio e televisão vão informar as novidades sobre o mundo.
Nesse contexto, a informação está acima de tudo. Depois, aos poucos, ela vai sendo digerida até ser transformada em conhecimento.
4. Humanização e solidariedade
Não é só impressão sua: muitos de nós estamos percebendo que a pandemia trouxe mais empatia com o outro.
As pessoas passaram a se ajudar mais, e a família passou a ser o alicerce mais importante na vida dos brasileiros. Na ordem, depois da família, os amigos e conhecidos.
Muitos passaram a fazer doações, a ir ao supermercado para os vizinhos, a olhar com compaixão para quem precisa mais.
Essa rede de solidariedade, empatia e humanização deve se manter como tendência no mundo pós-pandemia.
5. Encapsulamento
Por uma questão de conforto, segurança e hábito, muitos de nós vamos querer ficar em casa depois que a pandemia passar. Ficaremos mais encapsulados.
Afinal, nos estruturamos para trabalhar de casa, temos melhor desempenho e conseguimos entregar mais resultado. De quebra, damos atenção à família.
No futuro, a tendência é que possamos escolher entre assistir à aula presencial ou online, ou ir até o escritório.
A perspectiva é de que as pessoas vão economizar tempo de deslocamento e, consequentemente, ter mais qualidade de vida.
6. Novos modelos de negócios
Enquanto, por um lado, muitos negócios vão perder a importância, outros irão se destacar. Por exemplo, as empresas tradicionais não estão garantidas e, por isso, estão precisando se reinventar.
De acordo com especialistas, setores que podem ficar em desvantagem pós-pandemia são: automotivo, turismo e viagem, combustível, construção civil e negócios imobiliários.
Já os que podem levar vantagem são: saúde, medicina, bem-estar, e-commerce, educação a distância, entretenimento digital, energia, logística e agricultura.
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7. Novos serviços
O comércio local – por vezes, de bairro – passou a oferecer facilidades para os clientes, como o serviço de entrega.
Farmácias que não entenderem a necessidade do delivery, por exemplo, terão problemas – mesmo que seja um grande grupo de varejo.
Gostou das tendências? Concorda com elas? Adaptou-se a todas já?
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