Sabemos que o foco das organizações corporativas, em sua gestão de negócios, é a obtenção de resultados, certo?
Independentemente das metas, tomadas de decisão e atuações de uma empresa, se ela não tiver resultados positivos dificilmente conseguirá sobreviver no mercado.
Parece óbvio? E é. No entanto, o cálculo desses números nem sempre é claro nas empresas, especialmente se forem pensados os resultados de cada uma das áreas que compõem essas instituições.
Na realidade empresarial, é comum realizar a mensuração do quanto o marketing agrega à relação empresa-cliente ou aumenta seu volume de vendas.
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Os dados obtidos a partir dessa análise poderão ser usados para contabilizar os balanços, calcular o valor das marcas, elaborar estudos, montar planos de negócios etc.
A partir disso, faz-se necessário refletir sobre a importância de adotar um marketing estratégico em uma organização. Afinal, são as ações do marketing estratégico que vão determinar o andamento saudável dos negócios.
Vamos nos aprofundar no conceito e entender a importância do marketing estratégico para a sua empresa?
O que é marketing estratégico
Tendo como objetivo os resultados a médio e longo prazo, o marketing estratégico é o estudo e o desenvolvimento de ações que buscam atender desejos e necessidades futuras do mercado, indo além das demandas do momento.
No marketing estratégico, é necessário identificar as etapas e os respectivos resultados esperados, definindo, por exemplo, os recursos a serem destinados para essas atividades ou as equipes responsáveis, bem como as possibilidades para lidar com eventuais falhas, por exemplo.
O que é marketing? Saiba quais são seus objetivos, tipos e ferramentas.
Como pensar o marketing de forma estratégica
O planejamento a longo prazo evita que os negócios entrem em processo de estagnação e possível queda.
Desenvolver uma estratégia não significa, necessariamente, ser estratégico.
Naturalmente, elaborar um plano de marketing é importante. Porém, o pensamento estratégico é anterior a essa etapa.
Isso porque o processo é fundamental na tentativa de se destacar diante da concorrência, buscando se diferenciar ao mostrar o que a sua empresa tem de melhor – e o que nenhuma outra é capaz de oferecer.
Nesse caminho, a fim de inovar, é preciso superar as armadilhas do mercado:Integre o marketing a outros setores:
Integre o marketing a outros setores
No Marketing Estratégico, é importante que as equipes de outros setores, como vendas, atendimento e gestão, por exemplo, estejam integradas ao departamento de marketing. É fundamental conectar os departamentos, a fim de pensar na empresa como um organismo sintonizado, dependente de outros órgãos para desenvolver uma ação coordenada e, paralelamente, estratégica;
Nem demasiado rígido, nem extremamente flexível
O equilíbrio é sempre a melhor via. No Marketing Estratégico, não seria diferente. O setor tem uma responsabilidade muito necessária para estabelecer um conjunto de objetivos e normas fundamentais que permanecem, apesar de os métodos operacionais e táticos sofrerem transformações nesse processo. A sua empresa altera muito os seus objetivos ou as suas metas? Então cuidado, uma empresa ou um profissional que, com frequência, faz essas alterações, pode transmitir falta de comprometimento. Passam a impressão também de indecisão e instabilidade. Portanto, buscar o equilíbrio entre a flexibilidade e a rigidez é a meta. Afinal, a flexibilidade em excesso também colocaria em xeque o propósito de um pensamento estratégico anterior, de planejamento e gestão.
Seja original
Estude a concorrência, sim. Pesquise referências, esteja por dentro das tendências. Somente assim você estará alicerçado para elaborar suas metas e ações. Mas aqui vai uma dica de ouro: se você se tornar um mero replicador de ideias ou atividades de terceiros, dificilmente vai se destacar. Não que reciclar ideias seja errado. Afinal, é necessário olhar ao nosso redor e identificar o que está dando certo e o que não funciona. Ser estratégico, no entanto, é pensar ideias com um empacotamento inovador, um formato inédito. E talvez, no fim das contas, é você que será copiado.
Marketing estratégico nos negócios
Marketing estratégico é um braço do Marketing que está muito bem munido de informações e dados sobre o mercado.
Nos negócios, o marketing estratégico pode ser usado em:
- Gestão de Produtos
- Pesquisas
- CRM (Customer Relationship Management)
- BI (Business Intelligence)
São essas ferramentas acima que podem abrir os caminhos para o levantamento de estudos e funcionalidades até então desconhecidas no mundo dos negócios.
A estratégia é simples: alinhar a empresa ao perfil e as necessidades do seu público. Essa prática de integração, aliada à adoção de tecnologias para a segmentação de clientes ou prospects, pode ser muito importante para o desenvolvimento da sua organização.
Além disso, outra questão Importante: quanto mais dados para serem analisados internamente, mais será possível prever o comportamento pessoal e social.
Assim, também se torna possível a realização de programas de marketing que gerem demanda por um serviço ou produto específico.
Hoje, o consumidor deixou de ser apenas alvo – ou seja, não é mais público-alvo. O cliente, atualmente, tem voz ativa nos diversos canais de mídia.
E mais: estão abertamente mantendo comunicação com as empresas, gerando uma quantidade enorme de informações e dados em canais como blogs e redes sociais, por exemplo.
Assim, com um profissional da área, é possível coletar, organizar e analisar essas informações, com o objetivo de identificar os diferentes aspectos que podem interferir na avaliação de compra do cliente.
Planejamento e execução de suas ações de Marketing na empresa são os dois elementos básicos do mundo do marketing estratégico.
A fim de que as corporações possam então atuar de maneira eficiente, é preciso se utilizar de técnicas e ferramentas avançadas que possam contribuir para o fomento de ações estratégicas.
Por isso, invista em um marketing assertivo. Aposte na estratégia do marketing que entenda as variáveis em que o mercados podem estar divididos, planejando sua ações de acordo com características comportamentais, demográficas e/ou geográficas.
É preciso lembrar que, no caso, cada contexto vai demandar um tratamento diferente por parte das equipes de Marketing. Com um programa focado na estratégia – e, naturalmente, pelo êxito -, caem por terra os possíveis palpites ou as opiniões menos fundamentadas.
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