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Saiba o que é comunicação empresarial e para que serve

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Para ter sucesso no mundo corporativo, as estratégias podem ser muitas, não é mesmo? Comunicação empresarial é um desses itens básicos. 

Por isso, a BOOM vai ajudar você a entender o que é comunicação empresarial, quais os objetivos dessa estratégia e como usá-la no seu dia a dia.

Se você tem dificuldade para entender, organizar e mesmo melhorar a comunicação na sua empresa, saiba que é normal. Todos estão vivendo um momento parecido. 

Afinal, muitas pessoas foram pegas de surpresa pela aceleração do processo que vem sendo conhecido como 4ª Revolução Industrial, provocado pela pandemia do novo coronavírus. 

Por isso, o atual momento requer um reforço ainda maior em relação à necessidade de comunicação e de posicionamento empresarial. 

Muitos não sabem, no entanto, como fazer isso da melhor forma. Se precisa construir uma imagem sólida da sua empresa, bem como protegê-la, uma comunicação empresarial é a base. 

Com uma comunicação nas empresas eficiente – e a ajuda do marketing -, é possível alcançar o seu público-alvo desejado, mantendo um bom relacionamento com todos os envolvidos nas etapas. Uma comunicação empresarial integrada é a melhor opção.

A propósito, você sabe o que é marketing? Tem ideia de como as ferramentas dessa área podem ajudá-lo a ter sucesso na comunicação empresarial integrada da sua empresa? Aproveite e conheça os objetivos de cada um dos tipos de marketing.

Saber como você pode exercê-la é o nosso objetivo. Por isso, neste post vamos abordar:

  • O que é comunicação empresarial ou comunicação nas empresas
  • Comunicação empresarial e público-alvo 
  • Comunicação empresarial x comunicação organizacional
  • Objetivos da comunicação empresarial
  • Dicas para melhorar sua comunicação empresarial

Continue a leitura e venha descobrir novos caminhos para melhorar o seu negócio.

O que é comunicação empresarial ou comunicação nas empresas

A comunicação empresarial (ou comunicação das empresas) é o conjunto de esforços que uma empresa faz para que, ao mesmo tempo, mantenha sua marca relevante, seja publicamente bem avaliada e, naturalmente, comunique-se com o público. 

Como funciona na prática? De duas maneiras. Uma delas é mais visível, a ativa: quando a empresa precisa publicar campanhas, emitir comunicados e alcançar os clientes, parte de sua estratégia de comunicação.

Paralelamente, há a forma passiva de comunicação nas empresas: o desenvolvimento da imagem da organização. Esse é um trabalho contínuo, frequente, que trabalha o posicionamento de marca. 

Nessa vertente, a comunicação empresarial é responsável por elaborar um tom de voz e escolher os canais de mídia em que manterá contato com o público-alvo. 

É preciso analisar os melhores métodos e práticas diante dos canais disponíveis: desde as plataformas tradicionais (TV, rádio, impresso e jornal), até as digitais (redes sociais, principalmente).

Analise todas as estratégias de comunicação possíveis, até mesmo outdoors e banners, ainda que lhes pareçam antigas e ultrapassadas. Veja o que é mais interessante de acordo com os seus objetivos. 

Comunicação empresarial e público-alvo 

Hoje a tecnologia digital permite que as marcas estejam mais acessíveis à sua audiência, principalmente pelo dinamismo que canais como as redes sociais permitem. 

Na elaboração de um plano de comunicação empresarial, é preciso enxergar o público-alvo como seres humanos que desejam ser vistas em suas individualidades, ou seja, por meio de suas preferências. Além disso, o público-alvo deve ser visto também como parte daquela marca e de suas ideias. 

A forma como o consumidor se vê na relação com as empresas, que mudou nos últimos anos, tem obrigado as marcas a mudar suas abordagens. 

Nunca foi tão necessário estar mais próximo do público-alvo, permitindo que ele tennha espaço no cotidiano da marca e, principalmente, permitir interações mais humanizadas. 

Além disso, organizações precisam lidar com públicos diferentes: além dos seus próprios funcionários, os membros da direção, os sócios, os clientes, entre outros da cadeia. 

Por isso, na comunicação empresarial é preciso adaptar a forma de se comunicar de acordo com a pessoa com quem deseja falar – na vida, também é assim, como você sabe. 

Descubra as formas mais eficientes de acessar o seu público. Antes, a forma mais impactante de comunicação era uma propaganda na TV. Será que hoje ainda é assim? O seu público assiste mais TV ou acessa mais a internet?

Hoje a web permite uma aproximação maior dos consumidores de várias idades, principalmente pelas três principais redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter). 

Neste quesito, o mais importante é saber, primeiramente, em qual desses canais sua audiência está. O passo seguinte é alcançá-la com a estratégia e a precisão necessárias.

Comunicação empresarial x comunicação organizacional

Como o próprio nome sugere, a comunicação empresarial é focada, especificamente, em organizações que visam ao lucro. 

A comunicação organizacional – termo bastante difundido – costuma incluir também outros tipos, como associações, ONGs, entre outros. 

Os objetivos e as práticas são bastante diferentes, especialmente porque, em se tratando de empresas, o público-alvo em questão é posto no papel de consumidor. Na prática, portanto, essas diferenças exigem posturas específicas. 

Objetivos da comunicação empresarial

Essas diferenças podem ser melhor compreendidas se forem traçados os objetivos da comunicação empresarial, que giram em torno, essencialmente, de alcançar pessoas e criar marcas sólidas. 

Entenda os objetivos e como essa estratégia pode ajudar a sua empresa:

Alcançar audiência

– Você já sabe que é preciso identificar exatamente onde está a sua audiência – ou seja, os canais em que essas pessoas consomem conteúdo, buscam atendimento e interagem

– Ao entender onde está a audiência, é preciso concentrar esforços para planejar ações nesses canais

– Com a definição da persona, esse modelo de consumidor médio, você será capaz de entender hábitos, costumes e expectativas do seu público-alvo

– Mensure as interações e participações em todos os canais, estabelecendo quais são os favoritos do seu público

– Já com a informação sobre o canal que recebe mais audiência e como o seu público se comporta por lá, basta explorar ações e estratégias voltadas especificamente para essas plataformas

Fortalecer a imagem da empresa

– Um dos principais desafios da comunicação empresarial é o desenvolvimento da imagem da empresa; por isso, esse projeto deve ser encarado a longo prazo

– Crie uma boa percepção em relação à empresa, lapidando diariamente o seu trabalho para que essa imagem se mantenha o mais intacta possível

– Por mais que esse processo demore, é fundamental desenvolver essa imagem, pois garante que a marca se mantenha relevante para o público

Brand awareness é a meta

– A comunicação empresarial bem estrutura garante que o seu público-alvo faça uma associação, quase que automática, de produtos, ou categorias de produtos, a marcas específicas; é aí que entra a brand awareness

– Toda marca trabalha constantemente para se tornar relevante ao público; por isso, construir a imagem de uma empresa e ampliar o alcance dela é um trabalho contínuo

Preservar o bom relacionamento com os colaboradores

– O engajamento da sua equipe é essencial para o sucesso das empresas. Para mantê-los satisfeitos, é preciso saber também como se comunicar com eles, preservando a transparência e a objetividade nesse processo

– Parte do trabalho de comunicação empresarial é também garantir um alinhamento dos colaboradores com as lideranças da empresa, construindo uma relação de confiança

– Sim, comunicação empresarial também é sobre comunicação interna, e isso inclui canais de comunicação acessíveis; oferta de feedbacks claros; transparência nas decisões (para evitar fofocas); campanhas de motivação e engajamento; e tom de voz capaz de transmitir tranquilidade e segurança ao colaborador

Dicas para melhorar a comunicação empresarial

Precisa melhorar sua comunicação empresarial? Então, esteja atento a possíveis problemas de comunicação interna. É normal a comunicação interna falhar, mas isso não deve ocorrer. 

Para evitar ruídos, clima organizacional ruim e insatisfação do cliente, avalie os processos de comunicação interna e identifique problemas. Procure melhorar constantemente, a fim de garantir uma empresa mais  sólida com funcionários engajados

Observe também o comportamento do público. A sua comunicação externa é pautada pelo seu público-alvo. 

Então, saiba alcançá-lo, usando estratégias e canais capazes de gerar nelas o engajamento necessário para que você construa uma marca conhecida e bem avaliada.

Ah! Não se esqueça de abrir espaço para a interação com o seu público e monitorar os resultados da comunicação, mensurando acessos, interações, compartilhamentos, pesquisas de satisfação, pesquisas internas e campanhas de marketing por KPIs. 

Por fim, aposte também em marketing de conteúdo. Com essa estratégia, as empresas podem se colocar como especialistas nos assuntos que dominam, seja em blogs, sites ou redes sociais. 

Crie blog posts, e-books e materiais educativos para os temas relativos a sua empresa. Essa é uma forma de se manter relevante no assunto que seu negócio atua, captando audiência e preparando outras pessoas para que sejam possíveis consumidores futuramente. 

A MKTmind oferece soluções focadas em marketing que otimizarão os resultados da sua empresa. Entre em contato com a gente e fale ainda hoje com um de nossos consultores.

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