Quem é da área de marketing e não conhece os tão famosos “4Ps do Marketing”?
Preço, praça, produto e promoção. Em qualquer estratégia de marketing, os 4Ps são elementos básicos para aproximar o sua marca do seu público-alvo.
Os 4Ps fazem parte de um conceito que se chama também de Mix de Marketing. São elementares para fazer o marketing de qualquer serviço, produto ou distribuição.
Vamos relembrar resumidamente os 4Ps antes de expandi-los?
O P de Produto significa aquilo que representa a empresa. As pessoas precisam do seu produto? Definir o seu produto e o que será entregue nesse produto é o primeiro passo.
Em seguida, invista nas questões relativas ao Preço. Quanto vale o seu produto? Esse Preço não é somente o valor monetário, mas sim o perceptível, agregado, de marca. É importante saber, em primeiro lugar, quanto as pessoas pagariam por ele.
O 3º P a ser pensado é a Praça, ou seja, o local onde você vai expor o seu serviço ou produto no mercado. Busque entender o perfil do seu público, procurando saber se ele prefere comprar em lojas físicas ou virtuais, por exemplo.
Por fim, no conceito dos 4Ps, tem-se a Promoção. Não se trata de desconto ou liquidação, mas a como o seu produto ou serviço será promovido. Ou seja, de que maneira chegará aos seus consumidores.
Sobre a Promoção, portanto, pense primeiro no seu público alvo e entenda de que forma ele gostaria de consumir – assim, poderá definir os melhores pontos de venda, canais de consumo e meios de divulgação do seu negócio.
Mas você já ouviu falar dos 8Ps do Marketing?
Por que ter mais Ps
De uma maneira resumida, os 4Ps orientam estratégias para definir o produto, onde achá-lo, quanto ele custará e como chegará à persona.
Quando se pensa em um mundo cada vez mais exigente e conectado, no entanto, surge a necessidade de ter mais Ps.
Um plano de marketing completo e integrado demanda que questões além dos 4Ps sejam levadas em conta.
Somente o quarteto produto, preço, promoção e praça não são mais suficientes para garantir que o seu produto ou serviço alcançará seus compradores e será, de fato, consumido.
Nesse contexto, surgiu uma metodologia que hoje é internacionalmente reconhecida e, no Brasil, tornou-se a mais usada: os 8Ps do Marketing.
Os 8 Ps do Marketing
Além dos 4Ps tradicionais do Marketing, os novos 4Ps que formam os atuais 8Ps do Marketing Digital são: Pessoas, Processos, Posicionamento e Performance.
Pessoas
Diante do aumento da concorrência no mercado, a urgência de se criar empatia com o público cresceu. É preciso atender bem, o que significa receber bem, ouvir as necessidades do público e encontrar a melhor solução para essas necessidades.
Por isso, é importante fazer um estudo do comportamento da persona da sua empresa, movendo seus esforços com foco no cliente.
Para compreender melhor o seu público, usa-se hoje o conceito de personas. Com ele, a preocupação com as pessoas ocupa lugar central no seu negócio, uma tendência que vem se estabelecendo no mercado.
Conhecendo as pessoas, você saberá onde e como divulgar o seu negócio, chegando ao público final desejado.
Processos
O Processo concentra todos os fluxos de trabalho que devem ser utilizados pela sua marca, bem como procedimentos e metodologias.
Por isso, o Processo é uma etapa da metodologia dos Ps muito importante internamente.
São eles que orientam a conduta da sua empresa, sendo necessários para alcançar uma padronização própria referente às entregas de qualquer empresa.
Posicionamento
O Posicionamento estratégico é a forma como a sua marca interage com a comunidade onde se presta um serviço ou vende um produto.
Como deve ser pensado o valor do produto na comparação com o volume? Esse tipo de decisão que a empresa toma é o posicionamento estratégico dela – e os demais Ps ajudam a contribuir para o posicionamento que sua marca deve ter.
Performance
Sua empresa deve procurar ter indicadores chaves para mensurar ao longo de cada ciclo, como os KPIs (Key Performance Indicators).
Com ele, é possível avaliar a produtividade e qualidade do produto ou serviço, determinando ainda o sucesso ou não que sua empresa possui diante do mercado.
A definição desses indicadores e a busca por colocá-los em prática serão norteadores para definir a performance da sua marca.
Aplicação dos 8Ps do Marketing
Faça um plano de negócios para definir como, onde e quando pensar nos 8Ps do Marketing. Nele, você deverá definir informações financeiras, humanas e de marketing, elementos básicos para ter sucesso.
Um plano de marketing também é de grande valia. Nele, entra o mix de marketing – ou os 8Ps. A definição dos 8Ps ajudará no planejamento do seu negócio.
Uma marca só existe se houver produto ou serviço. Ou seja, são eles as razões de existência da sua empresa, certo? Por isso, para existir e sobretudo ter sucesso, é importante submeter seus produtos e/ou serviços a um planejamento.
Além de elaborar um plano de negócios (e de marketing), procure também colocar seu planejamento em prática, ajustando-o com modificações para reavaliar à medida que as estratégias são reavaliadas.
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