Você sabia que o marketing tradicional e o digital têm semelhanças? Ambos demandam estratégia, planejamento, pesquisa e acompanhamento frequente.
Porém, no marketing digital, é preciso conhecer profundamente estratégias no mundo virtual. Lembre-se que fazer marketing é sobre mover o mercado. Fazer marketing digital vai além: é utilizar meios que não são presenciais, como o antigo porta a porta.
Evidentemente, o marketing digital é feito por computadores, smartphones, anúncios, blogs, apps. Porém, fato é que o marketing digital não se restringe somente à internet.
Isso porque o marketing digital é um combo de estratégias cujo objetivo é gerar resultado online e offline para marcas, pessoas e empresas.
O marketing digital tem sido escolhido como prioritário pelas empresas por ser uma possibilidade acessível e popular. Qualquer empresa, de qualquer porte, pode investir em marketing digital.
Vamos conhecer mais sobre esse universo digital, que se tornou o queridinho do marketing dos últimos anos?
O que é marketing digital
Já falamos, resumidamente, o que é marketing digital. Mas é preciso saber que o conceito está em constante mudança, assim como tudo que se trata do universo digital.
É por isso que o profissional de marketing digital deve se manter atualizado, para estar afinado sobre como a concorrência e os operadores do marketing no mercado estão atuando diante do cliente.
Atualmente, uma das definições mais bem aceitas é a de que o marketing digital é uma forma online e dinâmica de se comunicar com potenciais clientes, de acordo com tendências da tecnologia.
Vale dizer também que, embora essa especialidade esteja conectada a um aparelho eletrônico de qualquer tipo, sendo utilizado para anunciar ou vender um produto e/ou serviço, é importante destacar que cada canal tem a sua característica própria.
Por exemplo, a venda por um e-mail marketing requer estratégias diferentes da venda em um blog, por exemplo.
Naturalmente, é preciso saber vender em todos os tipos de veículo, identificando as diferenças de cada um, além do tipo de usuário.
Por que o marketing digital é importante
Segundo a Total Audience Report, pesquisa da Nielsen Company, gastam 11 horas ou mais em aparelhos eletrônicos todos os dias.
Esse número é anterior à pandemia do novo coronavírus: o estudo é de 2018, mas já apontava para um futuro inevitável de maior conexão da sociedade com as redes.
Com a pandemia, a participação de pessoas gastando mais tempo usando aparelhos eletrônicos só cresceu. As pessoas se comunicam muito mais por telas. Ou seja, o digital está, na verdade, entre nós, embora não consigamos vê-lo.
Na mesma velocidade com que as pessoas estão mais conectadas, o marketing digital também ganha força, ao ampliar e facilitar as vantagens que o marketing tradicional já tinha.
Nesse sentido, as empresas que não aparecem nas redes estão ficando para trás. Afinal, a pandemia pode ser o grande impulso para investir em marketing digital.
O marketing digital é hoje o caminho mais viável para manter o relacionamento com clientes, parceiros comerciais e leads.
Neste contexto atual, as redes sociais encurtaram ainda mais as distâncias do isolamento social, as pessoas passaram a atuar em home office e os aplicativos de delivery garantiram o acesso a diversos serviços antes inexplorados.
Os efeitos dessa mudança foram sentidos pelas empresas, pois foi preciso encontrar novos modelos de negócios e operação, a fim de se ajustar às mudanças do momento.
A transformação digital foi uma delas. O marketing personalizado e a produção criativa de conteúdo também.
Isso porque o marketing digital permite, por exemplo, que as empresas acompanhem as tendências de consumo pós-pandemia, revelando quais tecnologias são realmente eficazes, quais podem de fato reduzir custos e ainda quais poderiam transformar a sua marca.
Vantagens do marketing digital
Empresas de todo porte, das micro e pequenas às médias e grandes, além do próprio consumidor, foram muito beneficiados pelo marketing digital. Isso porque as vantagens são muitas, entre elas:
- Resultados imediatos
A velocidade de implementação de um serviço de marketing digital é determinado pelo profissional, que deve implantá-lo de forma rápida.
Essa velocidade poderá trazer resultados rapidamente para o seu negócio.
Para isso, é preciso ter planejamento e organização para implementar esse tipo de serviço.
- Dados
São eles que permitem que os operadores e gestores de marketing possam ter acesso às características de seu público alvo, o que permite o cruzamento de informações para descobrir tendências e comportamentos atuais.
O data marketing surge, nesse sentido, para permitir a análise de um número enorme de dados, com o objetivo de tomar decisões estratégicas a partir disso.
Afinal, análise de dados e big data são uma ferramenta fundamental para a elaboração de soluções, como campanhas, por exemplo.
- Custo
Sim, é verdade que o marketing digital é mais barato, e isso é o que mais chama atenção de quem deseja começar a investir em marketing digital.
Na comparação com o marketing tradicional, é muito mais barato, além de oferecer ROI (retorno sobre investimento) muito maior e também resultados precisos.
Quem paga por marketing digital está comprando mão de obra habilitada e especializada, capaz de compreender de assuntos como redação, SEO, pesquisa e design gráfico.
Ou seja, um profissional de marketing digital é mais completo, pois vai entregar um serviço eficiente que será capaz de alcançar os objetivos propostos.
Marketing digital é sobre resultados: e resultados nessa área são muito fáceis de ser analisados. Assim, é muito mais econômico, já que a sua empresa só tende a agregar valor com um marketing digital eficiente
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