Sabia que as áreas de Marketing e Recursos Humanos estão muito mais conectadas do que a maioria supõe?
Para começar, é importante dizer que cada empresa tem a sua estrutura organizacional, porém todas são compostas por diversos setores que contribuem para objetivos em comum: a saúde da organização.
Unir os setorede de RH e Marketing pode agregar nos resultados dos seus negócios. Não pense em custos. Volte-se para o que é necessário para a sua empresa.
Já conhece o Marketing estratégico? Veja por que é importante para os seus negócios.
Por exemplo, no que diz respeito à estrutura organizacional da empresa, a definição de papéis claros de cada setor é fundamental para facilitar o crescimento do negócio como um todo, além da colaboração e do trabalho entre as equipes envolvidas no processo.
Mas também é preciso perceber que, quando setores afins trabalham juntos, como RH e Marketing, é possível impulsionar resultados potentes para a sua empresa.
Vamos conhecer essas potencialidades da união entre Marketing e RH?
Engajamento de pessoas
Tanto a área de Marketing, quanto a de Recursos Humanos, têm como foco o engajamento de pessoas, ainda que de formas distintas.
Para o Marketing, a ideia é engajar o público externo, mirando a construção da credibilidade e da reputação junto a clientes e parceiros, com o objetivo de tornar a empresa uma referência no mercado.
Na ponta final, isso abre caminhos para que o seu negócio prospere, apresentando resultados vantajosos.
O RH, por outro lado, engaja o público interno. O objetivo é melhorar motivação, bem-estar, produtividade, entre outras questões do ambiente interno de trabalho.
Assim, o setor de Recursos Humanos busca estimular os colaboradores a reconhecer a importância da empresa, engajando-os na procura por resultados melhores.
Além de terem por objetivo engajar as pessoas, como vimos acima, os alvos do Marketing e do RH são diferente. Estamos falando dos diferentes públicos.
Marketing e RH segmentam, cada qual a seu modo, seus públicos de formas distintas. Isso porque cada um lida com perfis diferentes.
Por exemplo, enquanto no Marketing o contato é com perfis de negócios, parceiros e clientes, no RH essa relação se dá, principalmente, entre colaboradores e lideranças.
Marketing: know-how com métricas
A tomada de decisão hoje dentro de uma empresa deve ser tomada sempre a partir da análise de dados. É possível verificar, sim, milhares de dados de uma vez só.
No entanto, saber os indicadores-chave (chamados de KPIs) para elaborar as estratégias da sua organização é o que diferencia uma uma boa equipe de Marketing.
Do seu lado, o RH também pode adotar práticas semelhantes. Por exemplo, está cada vez mais possível coletar e manipular dados a respeito da opinião e do comportamento das pessoas.
Assim, com a análise de dados provenientes de várias fontes, é possível que seu negócio tome decisões mais certeiras, alicerçadas pela estratégia.
Se a ciência de dados está alterando radicalmente a maneira como lidamos com o mundo ao nosso redor, é importante utilizar essa tecnologia a favor da sua empresa.
Mas afinal… O que é marketing? Conheça os objetivos e tipos, além das ferramentas.
RH: gestão de pessoas
No setor de Recursos Humanos, o foco está em entender quem são e o que pensam as pessoas da sua organização, a fim de conseguir se comunicar com elas.
Nesse sentido, valorização, desenvolvimento e reconhecimento dos colaboradores da empresa são caminhos pelos quais o RH sempre percorre na sua atuação, com o objetivo de proporcionar um ambiente saudável para que as equipes possam se desenvolver profissionalmente.
É aí que entra o Marketing. Sabe como?
RH e Marketing lado a lado
Para elaborar suas ações, o Marketing pode se apropriar dessa perspectiva do RH para lidar com os diferentes perfis.
Se o foco do marketing está justamente nas pessoas, a maneira como é preciso se relacionar com elas pode se assemelhar às ações trabalhadas no setor de RH.
Um bom profissional de Marketing sabe trabalhar seus clientes, parceiros e ainda potenciais clientes: tudo para gerar empatia, engajamento e sentimento de pertencimento.
Consegue atrair, mas não reter clientes?
Tenha abertura e transparência na comunicação, tal qual você faz para atrair e reter os talentos da sua empresa.
Para unir forças, Marketing e RH devem investir em:
- Branding: construção e manutenção da identidade
O branding passa, principalmente, pela forma de comunicar objetivos e ideias de uma empresa.
Se o objetivo é engajar pessoas para obter resultados, RH e Marketing podem unir esforços: enquanto o RH traz informações relevantes, advindas de diálogo com os colaboradores, o Marketing incorpora as informações do público externo.
- Planejamento integrado com objetivos bem definidos
Integre os setores da sua empresa por meio de um planejamento estratégico. Procure ter a definição dos objetivos em comum de todas as áreas internas. Compartilhe um propósito da organização e facilite o trabalho do RH e do Marketing.
Para que a colaboração entre Marketing e RH seja possível, é preciso dar autonomia para que seus líderes e colaboradores possam trazer novas ideias capazes de quebrar, ao máximo, barreiras burocráticas.
Inove. Busque a integração. A tendência é que os mercados se aproximem ainda mais.
Neste contexto, será que vale a pena terceirizar o seu marketing? Já pensou nessa possibilidade?
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