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5 tendências de Marketing a serem observadas em 2023

Descrição:

O mercado está cada vez mais competitivo, então, é não só necessário, mas essencial que os empreendedores estejam atentos às tendências. Quem se distrair, vai acabar ficando para trás.

5 TENDÊNCIAS DE MARKETING A SEREM OBSERVADAS EM 2023

  1. Conteúdo em vídeos curtos

Vídeos curtos já rodam a internet há tempos — Vine, Snapchat e outras plataformas — porém, todos sabemos que o boom! mundial dos vídeos curtos veio com o TikTok. O TikTok teve um crescimento muito acelerado, se tornando uma das redes sociais mais acessadas da atualidade, com uma taxa de adesão altíssima e usuários fiéis que passam horas do seu dia ligados na plataforma. Porém, o TikTok não é inovador, ele copiou o que muitas outras plataformas propunham antes dele, mas, ao contrário delas, ele fez a lição de casa de Marketing.

A questão é que, mesmo com uma base de usuários fiéis e que só cresciam a cada dia, o TikTok não estava no mesmo patamar do Facebook. O Facebook está na frente, não só em número de usuários, mas também nas funcionalidades que o caracterizam muito mais como uma rede social do que o concorrente anteriormente citado — adicionar amigos, publicar fotos e vídeos, promover interação com jogos, permitir a criação de grupos… São muitas funcionalidades que as pessoas ainda hoje usam bastante e, querendo ou não, é prático ter tudo isso em um mesmo lugar. Só faltavam os vídeos curtos. Daí surgiu o Instagram Stories, Facebook Stories, WhatsApp Status… E, até por outros empreendedores, foi observado que essa é uma funcionalidade que pode ser implantada nas mais diversas plataformas. Já temos vídeos curtos no LinkedIn, no Youtube… É só uma questão de tempo até a “storyzação” das redes sociais se tornar completa. As pessoas gostam. As pessoas usam. Então você, como marca, precisa usar também.

  1. Lives

A ascensão das transmissões ao vivo, também conhecidas como lives, foi altamente impulsionada pela pandemia da COVID-19, isso é fato. Aulas, shows, eventos… As pessoas descobriram que é possível realizar tudo isso de maneira virtual e transmitir em tempo real para o mundo todo. É toda uma nova forma de interagir. E, por mais que a pandemia esteja, de certa forma, estacionada — e a tendência é melhorar, nesse sentido — as pessoas continuarão com as interações online, mesmo com a volta da presencialidade dos eventos. É a única forma de atingir o mundo todo ao mesmo tempo. E o povo sabe disso.

Não só como forma de interação de pessoas e marcas, a transmissão ao vivo também foi e está sendo muito utilizada na área da saúde. A telemedicina revolucionou a maneira que as pessoas se cuidam e trouxe acesso a cuidados de saúde para pessoas que moram em locais mais afastados das grandes capitais. Quantas pessoas você conhece que se consultaram com psicólogos e nutricionistas durante a quarentena? É prático, é rápido e, mais do que tudo, é eficaz.

As lives só tendem a se tornar cada vez mais e mais fortes nas mais diversas áreas.

  1. Influencers

Se você não se escondeu debaixo de uma pedra nos últimos 2 anos, com certeza você já ouviu falar nos tais Influencers, hoje também conhecidos como criadores de conteúdo. O boom! veio nos últimos 2 anos, mas esses profissionais vêm crescendo há muitos anos mais e a tendência é que continuem.

Pessoas querem criar conexão com pessoas. Pessoas confiam em pessoas. É por isso que o Marketing feito por influenciadores dá tão certo. E as redes sociais, como o Instagram, sabem disso. Criadores com um público engajado e fiel valem muito hoje, mas valerão ainda mais nos próximos anos.

Ainda não experimentou esse tipo de marketing com a sua marca? Ache um Criador com um público qualificado e que se encaixe com a sua marca e veja a mágica acontecer. É impressionante.

  1. Diversidade e Inclusão

A desigualdade social é uma pauta que está em constante debate atualmente. As pessoas querem se sentir incluídas e querem o posicionamento das marcas quanto a isso — esse é um desejo legítimo, recorrente principalmente por parte dos consumidores mais jovens (que não devem ser ignorados, pois são seus consumidores de hoje e também do seu futuro).

Pessoas se conectam com marcas quando elas conseguem se relacionar — relacionar suas experiências pessoais aos valores da marca. Isso não pode ser ignorado. Principalmente agora, neste momento em que vemos o mundo polarizado. A tendência é que esse tipo de discussão continue acontecendo por muitos anos.

  1. Personalização

O cliente de hoje é muito mais seletivo do que o cliente de 10, 5, mesmo 2 anos atrás. O público escolhe exatamente o que quer ouvir, assistir, comprar e usar. Ninguém precisa se submeter à disponibilidade das coisas — tudo está disponível. A toda hora. Em qualquer lugar. Por isso, é importante que sua marca ofereça também uma experiência personalizada.

A tecnologia será sua aliada na personalização da experiência do cliente — mostre anúncios baseados no histórico de pesquisa, histórico de compras, informações demográficas, medidas corporais, localização, clima. Esteja presente nas redes sociais, se faça ser visto e mostre-se disponível. A tendência é que a personalização se estabeleça como uma exigência.

CONCLUSÃO

Fique ligado nas tendências para sair na frente da concorrência.

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