Já teve a experiência de trocar mensagens com uma empresa por meio de chat? Se isso já aconteceu, então você já teve contato com Marketing Conversacional. Atualmente, toda empresa procura otimizar o tempo de atendimento sem perder o toque humano nas interações digitais. É por isso que o uso dos chamados chatbots está cada vez mais disseminado entre os negócios.
Neste artigo, vamos explicar para você o que de fato é o Marketing Conversacional e quais são seus benefícios para o seu negócio.
Entenda o que é o Marketing Conversacional
O Marketing Conversacional usa conversas automatizadas em tempo real. Essa ferramenta conduz o cliente durante a jornada de compra. Dessa forma, o consumidor não fica esperando por um atendimento. A comunicação entre empresa e cliente é programada para fazer o atendimento a qualquer momento.
Apesar das conversas serem feitas por um “robô”, elas reproduzem diálogos reais, humanizando o contato entre pessoas e marcas. A inteligência artificial une o conhecimento humano com a tecnologia e desenvolve relações duradouras entre um negócio e o seu público. Sendo assim, o chatbot se torna uma automação que conversa com os leads e clientes da sua empresa.
São muitas as possibilidades
Veja agora algumas possibilidades de automações que uma empresa pode promover caso comece a usar chatbots de Marketing Conversacional.
Respostas automáticas que qualificam os leads e direcionam para a venda final.
Qualifica atendimentos de vendas e prioriza os que necessitem de mais atenção.
Acompanha a performance do processo de atendimento de vendas.
Fornece o envio de ofertas e convites com lembretes para contatos em meio e fundo de funil.
Direciona contatos para continuar o atendimento em outro canal
Atualiza ou altera a etapa e o status de uma negociação dentro do CRM.
E os benefícios?
Precisamos salientar que sem dúvidas, um dos maiores benefícios do Marketing Conversacional é a otimização do tempo de resposta, economizando recursos. Essa estratégia aumenta o desempenho das equipes de marketing, vendas e atendimento. Veja outros benefícios.
Atendimento 24/7
A partir do momento em que você conecta seu atendimento a um chatbot, sua empresa garante que as pessoas serão atendidas o tempo todo. Entenda que o chatbot não descarta o atendimento feito por pessoas, pois ele pode direcionar o atendimento quando a conversa for mais aprofundada.
Escalabilidade de atendimento
Um chat permite escalar os atendimentos, gerando muitas novas oportunidades. É importante perceber que os chamados “robôs de conversa” ainda possibilitam evitar filas de atendimento, melhorando a experiência das pessoas com uma marca.
União dos setores de marketing, vendas e atendimento
Os chatbots oferecem vantagens sobre um produto e serviço que farão Leads se interessarem e virarem clientes, agilizando o ciclo de vendas.
Sua empresa pode ser mais moderna!
Se você leu este artigo até aqui, então certamente este conteúdo é interessante para você e para o seu negócio. O Marketing Conversacional está disponível e acessível para a sua empresa. Entre em contato com a MKTMind para saber como podemos auxiliar você na automação do seu atendimento.