Estamos entrando na reta final de 2022; apenas 3 meses para o encerramento do ano e apenas 2 para a época mais quente para os varejistas e prestadores de serviço: a Black Friday!
Você já começou a planejar suas ações para esse fim de ano? Se ainda não, é bom começar para não ficar atrás da concorrência.
A hora de traçar suas estratégias é agora. Se quiser entender melhor a importância desse planejamento e ainda pegar algumas dicas de ouro para se destacar no mercado, continue a leitura!
POR QUE SE PLANEJAR AGORA?
O planejamento é a chave para o sucesso. Quando você planeja o que fazer com antecedência, as chances de você conseguir realizar tudo o que colocou como meta são bem maiores do que se você fosse decidir cada passo em cima da hora; isso acontece porque, quando visualizamos onde queremos chegar, também conseguimos determinar o que precisa ser feito para chegarmos lá.
Pare por um momento e reflita: você tem condições de planejar — com qualidade — todas as questões criativas e orçamentárias de uma campanha de sucesso em 1 semana? 2 talvez? Não consegue. O máximo que você consegue fazer é criar ações que seguem o senso comum, que não são tão atrativas e que não trarão o faturamento que poderia ser alcançado com um bom planejamento.
Nós passamos o ano todo cheios de datas comemorativas — Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, Ano Novo, etc — e não se aproveitar dessas datas para trazer mais faturamento para o seu negócio é deixar dinheiro parado na gaveta. Estabeleça um cronograma anual para as ações que serão feitas nas datas comemorativas.
Quem se planeja hoje, colhe sucesso o ano todo.
DICAS DE OURO PARA O PLANEJAMENTO DAS SUAS VENDAS DE FIM DE ANO:
- Pense além das ofertas: descontos de fim de ano não são exatamente uma novidade, o público já está esperando por eles, concorda? No entanto, você utilizar os descontos como pretexto para criar um relacionamento com seus clientes, tanto os novos quanto os antigos. Como fazer isso? Oferecendo descontos especiais para clientes fiéis, oferecendo descontos especiais para clientes que se cadastrarem no seu sistema, etc.
- Crie promoções exclusivas para cada data: não coloque os mesmos produtos/serviços em promoção em todas as datas (no caso das de fim de ano, Black Friday, Natal e Ano Novo), selecione bem o que faz mais sentido para cada momento.
- Crie uma conexão entre as ações da Black Friday, as do Natal e as do Ano Novo: ofereça incentivos – como vouchers especiais para as datas comemorativas – para que os clientes que compareceram na Black Friday, voltem no Natal, no Ano Novo e assim por diante.
- Planeje-se quanto a decoração e a comunicação visual para criar algo que enfatize esse período: uma caracterização da sua loja/empresa/site demonstra que o negócio está no clima da data comemorativa e pronto para oferecer ofertas e um atendimento especial para os clientes.
- Determine prazos e responsáveis pelas ações de fim de ano: planejamento é ótimo, mas de nada adiante se não sair do papel, portanto, defina quem monitorará e quem colocará as ações planejadas em prática.
- Prepare o estoque e as entregas: esse é o momento de revisitar seus relatórios de performance de anos anteriores para que tenha noção de como comportar a maior quantidade de demanda nesse fim de ano.
- Prepare sua equipe: ofereça treinamentos para a sua equipe para mantê-los capacitados e afiados para atender o alto volume de clientes nessa época, ofereça recompensas para quem performar melhor (isso cria uma competição saudável e aumenta a motivação de todos) e avalie bem se precisará ou não contratar profissionais temporários para lhe ajudar a suprir todas as demandas.
CONCLUSÃO
Planeje-se hoje para colher os melhores resultados nesse fim do ano de 2022 e comece 2023 com tudo!
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