Automação de marketing: já ouviu falar dessa facilidade da tecnologia?
Depois da fama que o Marketing Digital atingiu, chegou a vez dos termos Automação de Marketing.
Em 2020, as novas tecnologias atingiram em cheio todos os setores do mercado – inclusive o de marketing -, para tornar mais eficientes e fáceis os processos.
Aliada ao Marketing, a tecnologia ajuda a filtrar o público-alvo da sua empresa, atraindo-os a partir de estratégias baseadas em dados.
Assim, a automação de marketing alcança, de maneira personalizada, clientes em potencial com escalabilidade. Isso pode ocorrer em empresas de todos os portes.
Vamos começar entendendo melhor o que é automação de marketing?
Automação de marketing: o que é?
Se você é da área do marketing e procura ter relacionamento personalizado, eficiência e escalabilidade, recorra à automação de marketing – ou seja, ao uso de tecnologia para automatizar e simplificar processos.
O que é marketing? Conheça objetivos, tipos e ferramentas
Essa automação não é nova. Você provavelmente não percebeu, mas ao agendar posts nas redes sociais, usar chatbots e disparar algum simples e-mail, está automatizando a tecnologia.
Mas a automação de todo o processo de marketing é ainda mais amplo e se aproxima do Inbound Marketing, pois o objetivo é que a equipe interrompa o mínimo possível durante o processo de compra.
Para isso, é preciso que a gestão dos leads seja automatizada já no funil de vendas.
6 vantagens da automação de marketing
Em um mercado cada vez mais competitivo, que demanda agilidade, as empresas têm buscado a automação do marketing para serem mais competitivas, garantindo ganho de tempo e eficácia.
Para alcançar esse objetivo, a automação de marketing oferece:
Mais produtividade
Automatizando o marketing, um só e-mail, por exemplo, pode ser replicado para centenas de leads automaticamente. Isso poupa tempo dos colaboradores de marketing, que podem se dedicar a outros tipos de atividade menos mecânicas.
Mais vendas no funil
Ao otimizar o tempo de trabalho, a automação de marketing permite que uma empresa aborde os leads nos momentos estratégicos, mantendo o relacionamento, e fazendo os leads evoluírem paralelamente, sem a necessidade de esforços manuais. Assim, o marketing gera mais vendas e ainda garante o aproveitamento dos recursos.
Menor probabilidade de erro
Na comparação com as ações humanas, a automação de marketing diminui as chances de erro, pois é uma máquina que executa o trabalho. Essas ferramentas automáticas precisam ser configuradas corretamente, é claro, além de acompanhadas de perto pela equipe de marketing, a fim de prevenir falhas.
Escalabilidade
Uma das maiores vantagens da automatização do marketing é a possibilidade de replicar os processos já automatizados a um número expressivo de pessoas. Isso gera mais leads, o que atrai as vendas e, simultaneamente, reduz os custos. Ou seja, escala o seu negócio: faz crescer, aumenta os clientes e as vendas, e não requer novos grandes investimentos.
Satisfação dos clientes
Como a automação de marketing torna a tomada de decisão ainda mais consciente por parte do lead, cresce a probabilidade de satisfação com a compra. A retenção de cliente se verifica quando esse cliente fidelizado, que fica mais tempo com a sua empresa e reconhece o valor dela, indica seu serviço e/ou produto.
Aumento do ticket médio
O aumento do ticket médio depende diretamente do valor agregado de uma empresa. Se os leads tomam sua decisão ao longo do funil de vendas, criam confiança na marca e investem, de forma mais consciente, nas soluções da empresa. Automação de Marketing tende a fazer esse ticket médio crescer.
Como adotar a automação de marketing
Para adotar a automação de marketing, você deve fazer um planejamento, traçando os principais objetivos a fim de criar um fluxo com estratégias, metas e pilares de conteúdo.
Procure entender, em seguida, a persona da sua estratégia, acompanhando a sua jornada de compra e destrinchando cada etapa.
Jornada do cliente: o que é e como mapeá-la para uma conversão eficiente
Após definir sua base de contato, aprofunde as informações sobre o seu lead: procure uma lista de e-mails ou mesmo informações mais qualificadas, como cargo e localização.
É importante segmentar os dados a fim de atuar com estratégia, buscando atingir aqueles consumidores com mais chance de se interessar pelo seu conteúdo. Portanto, invista em maneiras de coletar dados.
A partir daí, inicie a produção de conteúdo, evitando criar conteúdo aleatório. Utilize a jornada de compra do consumidor para produzir conteúdos compatíveis com as necessidades dos seus clientes.
Contrate uma ferramenta de automação para poder configurar os fluxos. Aposte em ferramentas de automação de marketing, buscando reviews de softwares.
Alguns deles são mais conhecidos, como o HubSpot Marketing Hub, RD Station Marketing, ActiveCampaign, Mautic, MailChimp e Marketo Engage.
Ah! Não esqueça de ficar sempre de olho nos indicadores de desempenho das suas estratégias, avaliando pontos que podem ser otimizados.
Os dados podem sempre garantir um funil mais eficiente de vendas e, consequentemente, uma automação de marketing bem-sucedida.
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Caso esteja precisando de uma equipe de marketing, leia sobre por que vale a pena terceirizar esse serviço.
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