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Estratégias e dicas para WhatsApp marketing

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Sua empresa já está presente no WhatsApp?

O WhatsApp se tornou o centro de gravidade para bilhões de usuários em todo o mundo – e  mais da metade dos brasileiros. 

É onde enviamos mensagens para as pessoas de quem mais gostamos, como nossos amigos e familiares.

As empresas sempre desejam construir relacionamentos e atender os clientes onde eles estiverem. 

O WhatsApp vem se tornando um dos canais de marketing mais importantes para a relação com os clientes nos últimos anos.

É por esse motivo que, cada vez mais, diferentes empresas têm buscado uma forma de fazer WhatsApp Marketing, com o objetivo de facilitar a interação com o seu público e, assim, alcançar melhores resultados para a empresa. 

Essa é a chave do WhatsApp Marketing. Esse termo não se refere a um recurso específico, mas sim a um plano que eleva o alcance da sua marca e permite estreitar as conversas com seus potenciais clientes.

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Usando o WhatsApp Business

Se você deseja avisar os seus clientes sobre promoções, oferecer opções de atendimento ao cliente acessíveis ou aumentar a visibilidade, o WhatsApp é a ferramenta perfeita para você. 

E, com a adição do WhatsApp Business, agora é mais fácil do que nunca construir relacionamentos positivos com os clientes.

Com o WhatsApp Business, você poderá oferecer suporte pessoal para seu público com mensagens automatizadas e recursos semelhantes aos de um chatbot. Então, se você estiver lançando um novo produto, o WhatsApp pode enviar automaticamente as mensagens que você criou para os clientes que você selecionar.

Pense em selecionar clientes como sinônimo de segmentação de público – o que você pode fazer no aplicativo usando uma lista de transmissão.

Além disso, se você tem um público ou base de clientes internacional, o WhatsApp Business reduz custos, já que não cobra taxas para comunicação internacional. Isso ajuda a fortalecer o relacionamento com os clientes no exterior e permite uma solução rápida de problemas.

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Vantagens de usar o WhatsApp marketing

1. Plataforma privada e segura

O uso indevido de dados não é mais apenas uma leve preocupação. Os clientes atualmente anseiam por canais seguros, e estão cansados de anúncios e bots genéricos. O WhatsApp é uma plataforma confiável de mensagens criptografada que não compartilha dados com terceiros.

Ao contrário de outros aplicativos, ele não vem com anúncios, o que significa que os consumidores veem o aplicativo como um local seguro e privado para a comunicação diária.

Em particular, o WhatsApp Business exige que as empresas validem cada conta para garantir que os clientes entrem em contato com uma empresa verificada.

2. Aumenta suas vendas

Não são poucas as empresas que já utilizam o WhatsApp para vendas diretas. Inclusive, há aplicações que conectam o chat do site diretamente com o aplicativo em sua versão web, o que é ótimo.

Acredite: muita gente prefere esse formato de comunicação “descompromissada”, sem horário e hora para falar. Esse novo panorama se apresenta como parte do comportamento do consumidor.

Agora, se você fornece o número do seu WhatsApp no site para solicitação de orçamentos, por exemplo, o possível cliente negocia em seu próprio ritmo.

3. Comunicação rápida

O marketing por WhatsApp é mais rápido que um e-mail marketing, por exemplo, você consegue saber exatamente a hora que a pessoa recebeu, e também quando está online para ler. Com ele, você tem uma entregabilidade garantida.

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5 dicas para sua estratégia de WhatsApp marketing

1. Envie mensagens personalizadas

O app foi desenvolvido para conversas entre pessoas! 

Por isso, estabeleça um contato pessoal com o consumidor. Envie mensagens personalizadas sempre que possível — preferencialmente, usando o primeiro nome de contato da pessoa.

Para manter o atendimento personalizado e trabalhar a prospecção de clientes durante o relacionamento, um estudo sobre o público-alvo da empresa é fundamental. 

2. Evite o excesso de mensagens

Assim como nas estratégias de e-mail marketing, é fundamental equilibrar o número de mensagens enviadas e enviar somente mensagens relevantes. 

Lembre-se: O WhatsApp é uma excelente ferramenta de comunicação e de relacionamento com o consumidor.

Para evitar o excesso de mensagens e garantir um relacionamento eficaz, o ideal é que o cliente inicie a conversa e que a empresa esteja disponível para atendê-lo de maneira rápida e objetiva.

3. Ofereça conteúdo relevante de graça

O que você faz depois de começar a construir uma lista de contatos? 

O WhatsApp tem uma taxa de engajamento de 70%, maior do que o Facebook. Isso significa que você precisa oferecer aos usuários um ótimo conteúdo sobre tópicos relevantes para garantir que eles se envolvam com você.

4. Pesquisa de mercado

O WhatsApp até agora não foi usado extensivamente para pesquisas, mas oferece uma plataforma fácil de usar, barata e rápida para fazer pesquisas rápidas. 

Você pode perguntar aos consumidores sobre os sabores de que gostam, pedir que escolham entre as opções que a marca está propondo lançar, entre outras coisas. 

Além disso, o WhatsApp é altamente relevante para conduzir algumas discussões rápidas internamente na sua empresa.

5. Mantenha seu público curioso

Os clientes e usuários estão sempre em busca de emoção e diversão, e se você pudesse alimentar essa necessidade, o que é melhor. Crie teasers para uma campanha futura e deixe-os pensando e discutindo sobre isso.

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