Está precisando captar mais clientes? Fortalecer sua marca? Conseguir mais vendas para o seu próximo lançamento? O Marketing de Influência pode ser uma boa pedida para você alcançar tudo isso! Já considerou essa possibilidade?
Se você não sabe bem do que se trata e como aplicá-lo no seu negócio, continue a leitura para esclarecer todas as suas dúvidas!
O QUE É MARKETING DE INFLUÊNCIA?
Chamamos de Marketing de Influência uma estratégia de marketing digital que envolve criadores de conteúdo independentes que tenham um público grande, fiel e engajado. O marketing de influência usa esses criadores como ponte entre o público e o seu produto/serviço.
É uma tática excelente para conseguir novos clientes de qualidade, pois eles já chegam até você com uma certa confiança, já que o seu produto/serviço vem como uma recomendação de uma pessoa que eles têm alguma conexão, mesmo que platônica. E mais: é um ganha-ganha. O criador ganha com a parceria, você ganha conquistando um novo público e o público ganha descobrindo uma marca de qualidade.
VALE A PENA INVESTIR EM MARKETING DE INFLUÊNCIA?
Vale? Reflita sobre algumas das vantagens:
- Traz grandes resultados;
- É mais rentável do que captar clientes de forma orgânica;
- Você traz um senso de confiança para a sua marca;
- Você pode formar parceria com um influencer estratégico que tenha como público o seu público-alvo, aumentando as chances de convertê-los em clientes;
- Fortalece a imagem da sua marca;
- Enriquece a estratégia de conteúdo;
- Fideliza clientes;
- Possibilita diferentes formatos para divulgação da sua marca.
5 PASSOS PARA ADOTAR AS MELHORES ESTRATÉGIAS PARA A SUA EMPRESA APLICAR O MARKETING DE INFLUÊNCIA:
- Estabeleça objetivos claros
Por que você está querendo firmar parceria com um influencer?
– Para divulgar um produto?
– Para captar mais clientes?
– Para melhorar seu posicionamento no mercado?
– Para fortalecer sua marca?
- Conheça seu público-alvo
Defina quem é a sua persona:
– Quais são suas necessidades?
– Quais são seus desejos?
– Quais são seus hábitos?
– Que tipo de conteúdo digital ela consome?
- Selecione os influencers de forma criteriosa
Por incrível que pareça, o número de seguidores não é o fator mais determinante que você deve levar em consideração para escolher o influencer. Veja o que mais deve ser observado:
– Se o público-alvo é parecido ou igual ao seu;
– Se a linguagem que o influencer usa faz sentido para a sua marca;
– Se firmar essa parceria cabe no seu orçamento;
– Se os veículos de comunicação utilizados pelo influencer também são os veículos que seu público utiliza.
- Planeje suas ações junto aos influencers
Caso o influencer tope a parceria, formalize o acordo por meio de um contrato e estruture a ação junto com ele, alinhando as expectativas e detalhando o tempo de parceria e exigências de exclusividade, por exemplo. Essa é a hora de deixar tudo muito claro para não haver frustrações futuras para nenhuma das partes envolvidas.
- Respeite a liberdade criativa do influencer
Para o público do influencer “comprar” sua marca, eles precisam ver que a recomendação é genuína, portanto, não queira controlar muito a identidade com a qual o criador passará o conteúdo. Apenas dê direcionamentos que fazem mais sentido para você, mas não queira controlar (se a linguagem do influencer não casar bem com a sua marca, apenas busque outra pessoa).
CONCLUSÃO
O Marketing de Influência é uma tendência que só se fortalece com o passar do tempo, vale a pena testar!
Faça o Marketing Digital da sua empresa com quem entende do assunto!
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