Acompanhe aqui conteúdos exclusivos, sob o nosso olhar. Mercado, Tendências, Negócios, Marketing e Pessoas.

Por que a sua empresa precisa de um site

Descrição:

Como um site pode salvar a sua empresa?

Os tempos mudaram. Se antes da pandemia de coronavírus ter um site já deveria ser básico para uma empresa, imagina agora? Mas não se preocupe: se você ainda não tem ou mesmo se possui um endereço eletrônico muito desatualizado,  entenda de uma vez por todas por que um site pode ajudá-lo a sobreviver no mercado.

Para começar, vamos do início: a criação de um site é o primeiro passo para a apresentação da sua empresa, seja de qual tamanho, região ou segmento de mercado for. Ter um site próprio é certeza de marcar presença online mínima.

Se a sua empresa já possui site, não perca tempo e leia agora nossas “10 dicas de como divulgar seu endereço eletrônico”. Mais importante do que estar presente digitalmente, com um site, saber divulgar a sua marca no universo online é fundamental.

Ainda tem dúvidas da eficácia de um site? Acha que não é necessário? Veja se o seu questionamento é algum destes:

1: “Já tenho contas no Instagram e no Facebook. Por que ter um site?”

De fato, ter páginas em mais de uma rede social é condição elementar para a visibilidade da sua empresa. Mas um site é a porta de entrada. Considerando que nem todos os clientes dominam as redes sociais e as tecnologias de modo geral, um site sempre será o cartão de visita de uma empresa.

Além disso, sem um domínio próprio, a realização de campanhas de E-mail Marketing não se efetiva. Essa ferramenta é tida como uma maneira eficiente para relacionamento direto com o cliente, por exemplo.

Mídias sociais são excelentes canais de engajamento, mas devem ser vistas como pontes, e não como o canal mais importante da sua marca, o destino final das informações sobre o seu negócio. A propósito, não basta somente criar uma conta e deixá-la de lado, com raras atualizações sem compromisso com engajamento, periodicidade e conteúdo.

Para utilizar com maestria ferramentas como o Instagram, por exemplo, é preciso entender como ganhar seguidores.

Já em uma mídia social como o Facebook, é preciso saber também como vender. Mas são muitas as mídias sociais, que nos últimos anos vêm sendo criadas e disseminadas rapidamente. Conheça a evolução das redes sociais.

2: “Sou uma empresa pequena. Ter site é inútil”

Se a sua empresa não fizer um site, não existirá no mundo virtual. E é justamente o universo digital que determina os rumos da economia, tendo consolidado alternativas como o E-commerce.

É como se o site fosse uma espécie de vitrine do negócio. Você já viu loja ignorar a importância de uma vitrine? É de conhecimento geral que uma vitrine bem produzida tem chances de atrair um cliente distraído somente em função da estética.

Do mesmo jeito ocorre virtualmente: se a empresa não mostra em um site tudo o que oferece, está automaticamente negando a ampliação do negócio, uma vez que não terá como captar possíveis novos clientes do mundo digital.

3: “Se não vendo na Internet e sou uma empresa local, por que um site?”

A manutenção do relacionamento com o seu público cativo e a atração de novos clientes é fundamental para qualquer segmento ou negócio, seja local ou não. Por isso, o site é o repositório ideal de informações sobre a empresa.

Além disso, é preciso pontuar que a finalidade de um site não se resume à realização de vendas online. Os sites apresentam os princípios, os produtos e serviços da empresa, que ficam disponíveis 24 horas por dia para o acesso de qualquer um.

Ao realizar pesquisas no Google, usuários buscam soluções para as suas questões e o site da sua empresa pode oferecer exatamente o que algum deles deseja. Ao clicar no seu site, o cartão de visitas vai servir de primeiro contato com a audiência.

Quer entender melhor como funciona o algoritmo do Google?

Após explicar os questionamentos que geram dúvida em relação à importância de ter um site, vamos contar em 3 tópicos como um site pode salvar o seu negócio.

MOTIVOS E VANTAGENS DE TER UM SITE

1 – Ver e ser vista

Como falamos anteriormente, ter uma loja sem vitrine é como ter uma empresa sem site. Não adianta ter alta performance e oferecer serviços exclusivos se ninguém vê?

Um site da sua empresa pode simplificar o caminho dos buscadores até você. Portanto, é importante ter conteúdos de excelência disponíveis.

Atenção ainda com a velocidade do seu site. Saiba mais em “Google testa etiqueta vermelha para sites lentos”.

2 – Ganhar autoridade no mercado

Sites esteticamente agradáveis, planejados com estratégia, tendem a transmitir uma mensagem de credibilidade no mercado. Um site é território exclusivo da empresa, com mais personalidade do que as mídias sociais, por exemplo.

Esse diferencial no site chama atenção do cliente que busca soluções para o problema, ao promover o seu produto e mostrar o seu domínio técnico na área. A credibilidade é fruto direto de um site com conteúdo de qualidade.

Leia mais sobre como funciona o “Marketing de Busca”.

3 – Vender mais e expandir o negócio

Após atrair, converter e relacionar, é hora de vender o produto. Essa é a regra do mercado: e assim manda o Inbound Marketing, metodologia para aplicação dessas boas práticas.

Assim, seu site pode ser o lugar perfeito para abrigar uma loja virtual – de preferência, que também tenha um vendedor para dar apoio na hora de fechar a venda. Mas se não quiser, basta se planejar para a venda self-service, que não se limita ao horário comercial.

O site ajudará sua empresa a ganhar projeção, ao dar mais uma possibilidade ao seu cliente: a de comprar quando, onde e como preferirem. Dessa forma, a expansão dos seus negócios é garantida.
Ficou curioso para conhecer mais sobre Inbound Marketing?
Veja o que é essa forma de atrair potenciais clientes utilizando táticas de marketing.

Deixe um comentário

Compartilhar:

Mais Posts