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3 passos para entender as métricas do Instagram e melhorar seus resultados

Descrição:

Entender as métricas dos relatórios do Instagram é uma das peças-chave de estratégia para quem trabalha com conteúdo nessa rede social. Ao compreender o que há por trás dos números da plataforma, é possível tomar decisões inteligentes que tragam resultados.

Neste post, vamos entender as principais métricas dos relatórios do Instagram para que você converta esses dados em conteúdos que os usuários gostem. A ideia é atrair mais seguidores e gerar engajamento. 

Pode parecer complexo, mas o objetivo de entender as métricas é garantir conteúdo e público alinhados de acordo com o que a marca oferece. Lembre-se que, para colocar as informações deste post em prática, é preciso focar nos números que estão piores. São as visualizações do seu perfil? Ou é o número de seguidores que está aquém do esperado? Que tal checar se o engajamento no feed e as visualizações no Stories estão atingindo níveis positivos?

Depois de ler este post e começar o trabalho de análise dos números da(s) sua(s) conta(s) do Instagram, elabore conteúdos compatíveis com o público da sua marca – usando hashtags, por exemplo – nos melhores horários para postar, de acordo com o perfil dos seus seguidores, e não se esqueça de analisar semanalmente o movimento das métricas. 

Preparamos 3 passos para ajudá-lo a entender as métricas para usá-las com estratégia e, assim, melhorar os resultados. Vamos lá?

1º passo: Conheça os relatórios do Instagram

Antes de saber como atrair mais seguidores e curtidas, é preciso entender como funcionam os relatórios da rede social, disponibilizados em contas comerciais/empresariais (em inglês, contas Business). São um conjunto de informações muito úteis que podem ser acessadas desta forma:

– Acesse a página do perfil
– Selecione as configurações (simbolizado por três linhas horizontais) no canto superior direito
– Escolha a opção “Informações”

Ali, é possível ver o detalhamento do seu perfil com o público e vice-versa, por meio de três abas:
– Atividades: visitas e interações de seguidores e usuários
– Conteúdo: publicações e interações dos usuários com seu conteúdo (feed, stories, lives e conteúdos patrocinados)
– Público: perfil dos seguidores – incluindo idade, gênero e local de morada – e horários de maior atividade

2º passo: Entenda as métricas dos relatórios do Instagram para gerar resultado 

Agora que explicamos o que são os relatórios, queremos saber: você sabe o que são resultados? O Instagram fornece mais de 20 métricas nos seus relatórios e esses resultados variam segundo o objetivo da marca ao criar uma conta. Para maximizar os resultados a partir dos dados fornecidos pela rede social, é preciso antes delinear os objetivos esperados. Você já sabe quais são os resultados esperados?

Vamos a alguns exemplos. Ao criar uma conta no Instagram, se a proposta é aumentar o conhecimento do público sobre a marca em si, são relevantes o número de menções do perfil e de seguidores.

Já se a conta criada é de uma marca pessoal, os seus objetivos tendem a ser o de aumentar a autoridade da conta sobre determinado assunto. Assim, é essencial acompanhar métricas como o número de seguidores e interações – ou seja, a taxa de engajamento.

Se os resultados aguardados giram em torno da geração de vendas pelo Instagram, é importante monitorar o número de acessos nas páginas de compra via Instagram, bem como clicar nas tags do Instagram Shopping e acompanhar o número de acessos a links colocados nos Stories. 

Mas se a proposta consiste em gerar leads, as métricas passarão a ser o número de seguidores e de formulários preenchidos oriundos da própria rede social.

No entanto, caso os objetivos sejam gerar tráfego para endereços fora do Instagram, como um blog ou site, as métricas observadas devem ser as taxas de engajamento nas publicações com conteúdo novo e a quantidade de cliques nos links redirecionados.

Os resultados mudam de acordo com os objetivos traçados por cada marca. Agora que está familiarizado com as métricas e os usos, lembre-se de não perder o foco dos resultados esperados. Ao direcionar as expectativas, é possível acompanhar as métricas mais importantes para o seu negócio, tendendo a alcançar os resultados anteriormente traçados. 

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3º passo: Como usar os três tipos de métricas (atividade, conteúdo e público) do Instagram

Este é o passo mais prático, com muitas informações sobre os três grandes grupos de dados disponíveis no Instagram. Então vamos por partes:

Métricas dos relatórios sobre Atividade

Importantes para quem foca em resultados como gerar leads e visitas em um site, as métricas sobre atividade são as que informam como ocorrem as interações com todos os elementos de um perfil, sendo interações de seguidores ou somente usuários da rede social. 

As métricas são: seguidores, interações, visitas ao perfil, cliques no site (total de cliques no link da bio), e-mail/ligação (caso tenha ativado as opções no perfil), impressões e alcance.

Essas métricas de atividade devem ser monitoradas para que os gerentes das contas possam utilizar com mais eficácia, por exemplo: os call-to-actions nos posts do feed, na bio e nos Stories; alterar a biografia do Instagram, explicando melhor o objetivo do negócio; incluir todas as informações possíveis na descrição do perfil da empresa (e-mail, telefone e localização); e usar hashtags e geolocalização para aumentar a visibilidade do conteúdo e atrair seguidores.

Para ficar claro, vamos a alguns detalhamentos:
– Impressões são todas as impressões sobre o conteúdo publicado em uma semana. Na prática, é o número de vezes em que os usuários viram as publicações – assim, se uma pessoa visualizou 3 vezes o post, o perfil ganhou 3 impressões. 
– Alcance diz respeito ao alcance total do conteúdo publicado em uma semana. Significa o total de vezes em que os usuários visualizaram pelo menos uma das publicações no período de sete dias. 

Atenção: como essas métricas resumem a frequência semanal, é importante anotar os dados disponíveis dos relatórios do Instagram para realizar modificações, se necessárias, semanalmente. 

Métricas dos relatórios sobre Conteúdo
As métricas de conteúdo podem ser visualizadas de acordo com cada tipo de publicação (feed, Story ou live). Elas são: compartilhamentos (total de envios do seu conteúdo por repostagem e mensagem direta); alcance (total de pessoas que visualizaram a publicação); e impressões (total de vezes que os usuários viram o post, o story ou as lives.

Estas são as métricas mais importantes a ser monitoradas. Isso porque não adianta criar um conteúdo se os posts não aparecem para um número satisfatório de usuários e se também não agradam o público. A ausência de compartilhamentos pode significar que o conteúdo produzido é irrelevante, pois não se converte em audiência importante o suficiente para ser encaminhada para outras pessoas.

Você sabe qual é a persona certa do negócio? Você produz o conteúdo ideal para esse público? Se menos de 10% dos seguidores visualiza as suas publicações no feed, por exemplo, é imperativo ter estratégia ao definir os horários dos posts.

No conteúdo, há métricas específicas para feed, stories, IGTV, lives e promoção de conteúdo. Veja abaixo como usar cada métrica a seu favor:
– Feed: curtidas; visualizações (métricas específicas para vídeo postado em feed); comentários (incluindo os que foram feitos por você), engajamento (interações de uma publicação, incluindo curtidas, comentários e salvamentos); e posts salvos (número de pessoas que clicaram na bandeirinha que fica no canto inferior direito).

Por que é importante ter dados sobre métricas do feed?
É importante monitorar as métricas do feed para avaliar o engajamento do público com as postagens fixas. O que determina um bom engajamento é a qualidade do conteúdo. Ao checar as métricas, é possível saber, por exemplo, o tipo de postagem que gerou mais compartilhamento e os pontos em comum das postagens com mais comentários.  

– Stories: cliques (em ligar, e-mail, como chegar, link na bio e story, por meio do ‘arrasta para cima’); respostas (o número de respostas para cada story); visitas no perfil; ações pós-stories; e envio de mensagens.

Por que é importante ter dados sobre métricas dos stories?
Um bom termômetro para avaliar o sucesso ou não dos stories é o “abandono” no meio das publicações. Esse sinal de alerta nos passa a mensagem de que os Stories não interessam o público. Para manter os usuários até o fim da sequência de Stories e aumentar as ações depois que as pessoas visualizam os Stories, é preciso mostrar-se aberto e acessível para contatos, além de criar call-to-actions mais objetivos.

– IGTV:
 curtidas; visualizações (total de pessoas que visualizaram o vídeo, ainda que por alguns segundos); comentários (número de comentários realizados, inclusive por você); e retenção de audiência.

Por que é importante ter dados sobre métricas do IGTV? 
Embora o recurso ainda não tenha caído no gosto dos usuários, o IGTV é uma tendência dos próximos anos. As métricas do IGTV servem para decidir se vale a pena investir tempo e energia nesse canal, por meio dos comentários (forma de avaliar se o vídeo gerou valor ao público) e da média de tempo dos usuários na publicação. Melhor do que se orientar somente por visualizações é avaliar qual foi o retorno do conteúdo em leads.

– Lives:  total de espectadores da live em tempo real e número de pessoas que viram a live em qualquer momento da transmissão.

Por que é importante ter dados sobre métricas das lives?
As métricas sobre a live ficam disponíveis somente enquanto estiver no ar. Por isso, uma dica é printar a tela para documentar os dados. As métricas sobre as lives indicam se houve boa divulgação, se o conteúdo é tão interessante a ponto de ser propagado ao vivo e se o horário realizado é compatível com o maior número de seguidores online. 

– Promoção de conteúdo: total de cliques no link, seja do próprio post no feed, seja nos Stories, seja nos links exclusivos para anunciantes.

Por que é importante ter dados sobre métricas da promoção de conteúdo?
Serve para avaliar se o anúncio atendeu a proposta inicial, com uma boa taxa de cliques (caso tenha sido posto link ao anunciar). Lembrando que o relatório completo de conteúdo patrocinado pode ser visto na ferramenta Facebook para Empresas. Lá é possível configurar os anúncios, checar custos de campanha e ter mais informações sobre o alcance. 

Métricas dos relatórios sobre Público 

Como a própria categoria sugere, essas métricas informam quem é o seu público e se o conteúdo está sendo produzido para a persona certa, com base no local, no sexo e na faixa etária dos seus consumidores.

As métricas do público são os seguidores (horários e dias da semana em que a maioria dos seguidores está ativa no Instagram); o gênero (de qual sexo seus seguidores são); a faixa etária; e as localizações (as 5 cidades e os 5 países da maioria dos seguidores).

Essas métricas são úteis para a produção de conteúdo de interesse dos seguidores, inclusive facilitando promoções específicas de informações. Será que você está entendendo o conteúdo que atrai o público alvo do seu negócio? Se a resposta for não, vale repensar as estratégias para conquistar os seguidores certos, alinhando o público ideal com o público seguidor. 

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