Acompanhe aqui conteúdos exclusivos, sob o nosso olhar. Mercado, Tendências, Negócios, Marketing e Pessoas.

Tendências apresentadas no ‘NRF: Retail’s Big Show’

Descrição:

A versão 2024 da exposição da ‘NRF: Retail’s Big Show’, chegou ao fim, mas você pode acompanhar as principais tendências do setor ao longo do ano.

O que é a NRF?

A NRF, ou Federação Nacional de Varejo, é a maior associação varejista do mundo e desempenha um papel central na indústria global de varejo. Com sede nos Estados Unidos, a NRF tem como objetivo promover o crescimento sustentável do setor e defender os interesses dos varejistas em todo o mundo.

Tendências destacadas durante o evento NRF 2024, e o impacto delas no setor varejista

Inteligência Artificial

  • Aumento da utilização de inteligência artificial (IA) e “agentes virtuais” no varejo.
  • Questões éticas emergem: segurança, privacidade e disseminação de informações falsas.
  • Previsão de que a gestão de “agentes virtuais” se expandirá para diversas áreas.
  • As marcas têm responsabilidade na transparência para construir a fidelidade dos clientes.

A Geração Z no Varejo

  • A Geração Z busca experiências, não apenas produtos.
  • Há um foco em autenticidade, inclusão e inovação tecnológica para se conectar com essa geração.

Mudanças Climáticas e Ênfase na Sustentabilidade Ambiental

  • A crise climática intensifica o foco na responsabilidade ambiental e ESG (ambiental, social e governança).
  • Os consumidores priorizam marcas éticas e sustentáveis.

Envelhecimento da População

  • Crescimento significativo do envelhecimento populacional em várias nações.
  • Previsão de que 30% da população asiática terá 60 anos ou mais até 2035.
  • Nos EUA e na Europa Ocidental, 48% dos jovens escolhem viver com seus pais, influenciando os padrões de consumo.
  • Surgem oportunidades para produtos relacionados à saúde, bem-estar e adaptação a arranjos familiares multigeracionais.

Consumo e Consequências Morais

  • Resposta ao aumento das divisões políticas e econômicas.
  • Consequências morais: consumidores abandonam determinadas crenças devido às circunstâncias econômicas.
  • Estratégias para mitigar as consequências morais são essenciais para autenticidade e conexão com os consumidores.

Fomentando um Novo Mundo Criativo

  • A construção de um novo mundo é impulsionada pela criatividade.
  • As empresas precisam integrar talentos e perspectivas diversas para promover a inovação.
  • A criatividade prospera na convergência de culturas e pensamentos diversos.

Sustentabilidade no Setor Varejista

  • A sustentabilidade torna-se um tema central, com empresas buscando melhorar margens e criar novas fontes de receita.
  • Desafios incluem longevidade da população, instabilidade financeira, economia circular e avanços da IA.
  • É necessário lidar com a escassez de recursos naturais e promover a interdependência econômica.

Deixe um comentário

Compartilhar:

Mais Posts