Acompanhe aqui conteúdos exclusivos, sob o nosso olhar. Mercado, Tendências, Negócios, Marketing e Pessoas.

Tendências de consumo para 2023: consumidores devem apostar em gastos intencionais pensando globalmente

Descrição:

O novo ano começou e com ele também se renovam as tendências de consumo. Existem pelo menos sete fatores essenciais que devem ser levados em consideração quando se pensa em consumo. Esses fatores guiam as decisões de compra das pessoas e isso resvala nas movimentações sociais e econômicas de certo período. A Mintel (consultoria especializada em análises de consumo), divulgou um estudo que reflete a atual década e revelou exatamente quais são esses fatores.

Fator um: Bem-estar

Esse ponto reflete a busca pelo bem-estar físico e mental.

Fator dois: Direitos

Aqui temos o desejo de sentir-se respeitado, protegido e apoiado pela empresa em que se aposta.

Fator três: Valores

Neste fator temos a busca por benefícios tangíveis e mensuráveis em compras.

Fator quatro: Experiência

Existe uma busca incansável pela descoberta de estímulos.

Fator cinco: Contexto social

Temos aqui o anseio de sentir-se conectado ao ambiente.

Fator seis: Tecnologia

Há o interesse em encontrar soluções através da tecnologia nos mundos físico e digital.

Fator sete: Identidade

A necessidade de compreender e expressar a si mesmo e seu lugar na sociedade.

Como se comportam os consumidores?

O relatório da Mintel trouxe a forma como os consumidores devem se comportar em relação às compras. Listamos neste artigo os principais pontos. São eles:

Elaboração

Os consumidores se sentem melhor quando integram a elaboração de produtos e serviços, além de se engajarem mais com marcas que demandam mais transparência e abertura.

Aposta na economia local

Os consumidores tendem a preferir marcas que se importam em apostar nos ingredientes locais e quando elas apoiam a economia nas comunidades em que atuam.

Valores e causas

Os consumidores estão cada vez mais investindo suas finanças buscando a melhor relação custo x benefício, além de sempre levar em conta os valores e causas importantes.

VAMOS APROFUNDAR?

Consumidores com mais poder

O relatório da Mintel sugere que não basta apenas “escutar os clientes”, mas permitir com que eles também participem dos rumos da empresa. Os consumidores gostam de se sentir no comando estratégico das organizações. A tendência é que as empresas abram espaço para que as pessoas possam tanto investir como também cocriar novos produtos. Ou seja, as empresas devem promover mais abertura e ofertar maior poder de participação.

Pensamento global investindo no local

O estudo ainda mostra que o consumidor está cada vez mais preocupado com a sustentabilidade baseada na compra local. Ou seja, as pessoas comprarão localmente para economizar e também proteger o meio ambiente. Outro ponto abordado neste fator é que comprar do pequeno produtor é visto como forma de oferecer um retorno à sociedade. Portanto, as empresas precisam investir mais em transparência e prestação de contas.

Economizando por meio do gasto intencional

Por fim, o relatório coloca que os consumidores buscam cada vez mais investir suas finanças de forma intencional. As incertezas econômicas fazem com que todos pensem bem antes de gastar dinheiro. Fatores como a flexibilidade, durabilidade e sustentabilidade terão papel cada vez mais importante nas decisões dos consumidores. Ou seja, as empresas devem oferecer benefícios econômicos e sustentáveis.

NÃO FIQUE PARA TRÁS

Se você ainda não reconhece esses valores e tendências no seu negócio, não fique para trás. É importante estar em constante atualização sobre o mercado e suas transformações. Não apenas de forma econômica, mas também comportamental. Além disso, é de suma importância ficar atento ao consumidor. A MKT Mind sempre apresenta conteúdos atualizados sobre o mercado. Siga-nos no Instagram e não deixe de acompanhar nosso conteúdo aqui.

Deixe um comentário

Compartilhar:

Mais Posts