Pensa em melhorar seu marketing de conteúdo ou mesmo o seu monitoramento estratégico na internet como um todo, mas não sabe como ou onde? E pior: está com recursos limitados e não tem como investir em uma plataforma agora?
A BOOM preparou uma lista de ferramentas gratuitas para ajudá-lo no monitoramento de dados, no gerenciamento de redes sociais, no rastreio de palavras-chave e hashtags, e também na criação de vídeos, imagens e infográficos.
Por exemplo, vídeo é uma das mídias de conteúdo mais populares que existem hoje. Você deve pensar que desenvolver um vídeo é muito caro, não é?
Pois está enganado: se depender de um aplicativo como o Powtoon, listado abaixo, fazer vídeo será uma maneira fácil e eficiente de enriquecer seu conteúdo sem pesar no seu bolso.
Já os infográficos são uma forma rica e atraente de apresentar dados ou algum tipo de informação mais complexa. Por isso, opte por ferramentas que facilitem a apresentação dessas informações para os seus seguidores.
Em termos de ferramentas mais estratégicas, o Google Analytics é um dos queridinhos. Vale fazer um intensivo dessa ferramenta para descobrir todas as suas funções, a fim de usar tudo que ela pode oferecer da melhor forma.
No entanto, você deve saber que as ferramentas não se sustentam por si só. Por isso, a BOOM também separou, ao longo do post, alguns conteúdos que recomendamos para ajudá-lo nas suas estratégias nas redes sociais.
Confira a lista de ferramentas organizadas por função:
PARA MONITORAMENTO DE DADOS
– Google Analytics
O que é? Ferramenta para monitoramento de todos os dados do seu site.
Para que serve? Uma das ferramentas de monitoramento mais usadas hoje, oferece grande variedade de aspectos a ser analisados, como origem de acessos, número de acessos, localidade, tempo de navegação no site, taxa de rejeição e outros. O Google Analytics pode ser integrado em uma campanha online, por exemplo, a fim de conferir os resultados que essa campanha está gerando. E o melhor: em tempo real.
Ainda está em dúvida se a sua marca precisa de um site? Saiba como um site pode salvar o seu negócio.
PARA CRIAÇÃO DE VÍDEOS
-Powtoon
O que é? Ferramenta para criar vídeos animados.
Para que serve? Plataforma simples de usar, com vídeos animados de graça, o Powtoon ajuda na criação de apresentações animadas, possibilitando transformá-las em vídeos em poucos minutos.
PARA MONITORAMENTO DA CONCORRÊNCIA
– Similar Site
O que é? Site para investigação de estratégias dos concorrentes.
Para que serve? Para que você procure todos os sites relacionados a uma palavra ou ao seu site. Com o Similar Site, você descobre quem são seus concorrentes online e investiga a estratégia deles.
PARA SEO
– Keyword Planner
O que é? Ferramenta do Google para planejamento de palavras-chave para SEO.
Para que serve? Existente dentro do AdWords do Google, o Keyword Planner oferece dados completos das buscas de palavras. Dessa forma, ao digitar uma palavra-chave, é possível descobrir o número de buscas que ela teve em um determinado espaço de tempo. Também permite identificar se essa palavra é muito concorrida (se outras marcas estão utilizando-as, por exemplo). Assim, é possível listar as palavras mais procuradas e utilizá-las na produção de conteúdo.
PARA GRÁFICOS, IMAGENS E INFOGRÁFICOS
– Canva
O que é? Site ou app para criação de imagens e gráficos.
Para que serve? Para a criação de conteúdos visuais e atraentes, estratégia importante para a sua audiência. O Canva é uma plataforma fácil para criação, em poucos minutos, de gráficos e imagens.
– Piktochart
O que é? Ferramenta para criação de infográficos.
Para que serve? Para criar infográficos rapidamente, em uma plataforma simples de usar.
– Easel.ly
O que é? Ferramenta para criação de infográficos.
Para que serve? Para criar conteúdo para a sua marca. É possível criar, em poucos cliques e sem necessidade de logar, infográficos atraentes e completos.
PARA CONTEÚDO
– Feedly
O que é? Ferramenta de monitoramento de conteúdo.
Para que serve? Com função RSS, permite a adição e manutenção de conteúdo como blogs, sites, entre outros. Com ele, é possível manter em um só site todo conteúdo interessante para você. Serve para saber o que seus concorrentes têm feito e obter ideias novas de postagem para suas redes sociais. Também permite compartilhar publicações nas redes sociais que quiser.
O que é? Ferramenta para armazenamento de conteúdo
Para que serve? Para armazenar conteúdos que chamaram a sua atenção, mas que não é possível ler no momento. É um aplicativo simples e objetivo para salvar e recuperar posts, links e artigos interessantes.
PARA FÓRUNS DE DISCUSSÃO
– BoardReader
O que é? Ferramenta para monitoramento de fóruns de discussão.
Para que serve? Se a estratégia é acompanhar o que as pessoas andam falando nas plataformas, esta ferramenta é essencial, pois ela permite a busca por palavras-chave entre muitos fóruns virtuais de discussão.
PARA PUBLICAÇÃO EM REDES SOCIAIS NO GERAL
– Everypost
O que é? Ferramenta para gerenciamento de múltiplas redes sociais no celular.
Para que serve? Para o monitoramento simultâneo de múltiplas redes sociais do celular, bem como para a publicação de postagens, com um só clique, no Twitter, Facebook e outras redes. Também facilita o envio de posts por e-mail.
– AgoraPulse
O que é? Ferramenta para agregar e publicar em redes sociais. Possui versões gratuita e paga.
Para que serve? Para agendar conteúdo em diversas redes sociais, simultaneamente, acompanhar quem compartilha seu conteúdo, bem como monitorar por hashtags e gerar relatórios. Tudo isso em um só painel.
OBS: A ferramenta oferece planos para agências.
– IFTTT
O que é? Aplicativo que define ações de acordo com cenários específicos, sendo útil para gerenciar redes sociais
Para que serve? Automatizar ações segundo os seus critérios. Com o IFTTT, você pode desenvolver ações de todo tipo, por exemplo: se você cria uma ação “enviar email quando a minha página no Facebook receber um novo comentário”, será possível realizar essa ação do app.
– Keyhole
O que é? Plataforma para monitoramento de redes sociais.
Para que serve? Ajuda a monitorar o nome da sua marca, bem como hashtags e palavras-chave da sua estratégia de redes sociais e também do seu concorrente. O Keyhole mostra números como alcance, impressões, compartilhamento de postagens, dados demográficos, entre outros.
Não entende as métricas de redes sociais importantes para a sua marca, como o Instagram? Veja 3 passos para entender as métricas do Instagram e melhorar seus resultados.
PARA MONITORAMENTO EM GERAL NA INTERNET
– BuzzBundle
O que é? Ferramenta gratuita que permite o monitoramento do nome da sua marca.
Para que serve? Rastrear o nome da sua marca e de palavras-chave em redes sociais, blogs, sites, fóruns de discussão e até vídeos.
– Google Alerts
O que é? Ferramenta para monitoramento de resultados de busca do Google.
Para que serve? Para monitorar os resultados de busca referentes à sua marca e às suas palavras-chave, bem como as do seu concorrente. Nele, você cadastra uma palavra ou expressão e, sempre que houver um novo resultado de busca com aquela palavra, o serviço envia um alerta por e-mail.
PARA O TWITTER
– Tweriod
O que é? Ferramenta que aponta os horários mais populares do Twitter especificamente para a sua marca.
Para que serve? Coleta informações dos seus seguidores no Twitter e apresenta quais dias e horários eles ficam online. É um excelente insight para você descobrir o momento certo para postar e ter mais audiência.
– TagDef
O que é? Ferramenta que explica as hashtags do Twitter.
Para que serve? Ideal para quando aparecem hashtags que, aparentemente, não fazem muito sentido. Ao digitar a hashtag no site, ele mostra a localização onde ela mais ocorre e o que ela significa.
– Commun.it
O que é? Ferramenta que monitora e gerencia o Twitter. É gratuita, mas oferece upgrades pagos.
Para que serve? Uma das mais utilizadas por grandes marcas para monitorar o Twitter, o Commun.it programa postagens, identifica os perfis mais influentes, oferece diversas ferramentas para a gestão de perfis, além de acompanhar hashtags e palavras-chave.
PARA O FACEBOOK
– Fanpagekarma
O que é? Ferramenta de monitoramento do Facebook. Pode ser utilizada por 14 dias gratuitamente, mas depois disso é paga.
Para que serve? Ajuda no monitoramento de dados de vários aspectos da sua página no Facebook, como quais posts receberam mais engajamento, qual é a melhor hora para postar, quais são os tópicos mais bem recebidos, quais são os perfis que influenciam mais.
– Post Planner
O que é? Ferramenta que planeja post para o Facebook.
Para que serve? O PostPlanner mostra informações relevantes para manter a consistência de conteúdo, como os assuntos mais comentados do momento no Facebook e os conteúdos que estão sendo compartilhados pelos seus seguidores. Com esses dados, é possível criar novas postagens estrategicamente.
Com estas opções de ferramentas, esperamos que você possa elevar o nível do seu planejamento de conteúdo para outro nível, conquistando melhores resultados e se tornando expert no que funciona para sua empresa.
Caso esteja precisando de uma equipe de marketing, leia sobre por que vale a pena terceirizar esse serviço.
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